MANACORDA,Mario Alighiero. Historia da Educação. Da antiguidade aos nossos dias. 13 ed. São Paulo. Cortez. 2010. Cap.II p.58-95.

514 palavras 3 páginas
MANACORDA,Mario Alighiero. Historia da Educação. Da antiguidade aos nossos dias. 13 ed. São Paulo. Cortez. 2010. Cap.II p.58-95.

Paulo Reginaldo Araujo

Esse II capitulo do livro Manacorda fala dos Deuses filosofo, a desenvolvimento da educação na Grécia, e seus muitos.
Na educação Grega que aparece pela primeira vez a do pedagogo,a função era acompanhar a criança em todas as suas atividades, inclusive nas refeições. já nos primórdios os helenos viram-se divididos entre a cultura homérica, pelos poemas Ilíada e Odisseia, de Homero, e a hesiodéica que tinha como referencial o poeta Hesíodo e lançava mão de material similar à literatura egípcia, falava sobre moralidade e enaltecimento do trabalho. Esparta, a educação era coletiva e uma tarefa do Estado, mas não se tratava de uma escola pública.
VI A.C. surgiu a escola de Pitágoras, para ele, educação era um bem que se transmite sem perder. Na verdade, tanto em Atenas, com seus educadores privados, quanto em Esparta, não existia registros sobre uma instituição como escola. Tinha um lugar onde as crianças aprendia musicas ,ginástica e o alfabeto, a disciplina era na base do chicote, para ler usava o rolo de papiro ( uma folha que os antigos usavam para escrever) para as crianças acompanhar o pedagogo. Os conteúdo era para forma cidadão a polis. Eles tinham que aprender a leis primeiro oral , depois escrita. Tinha que ler em voz alta. Os mestres, sem prestígio e os trabalhadores , usavam o método do “bê-á-bá”, a memória e a repetição.
Havia violência física entre alunos e mestres, na educação grega tinha três filosofo, Platão, Aristóteles e Isócrates, eles influenciaram no mundo ocidental. Platao queria uma educação para cidade e formação de guerreiros, Aristóteles era para educação da ginástica e Isócrates

Relacionados