Mamosplasia

608 palavras 3 páginas
MASTOPLASTIA DE AUMENTO
(IMPLANTE DE PRÓTESES MAMÁRIAS)

Mastoplastia (ou mamoplastia) é o nome dado à cirurgia plástica das mamas. Pode ser subdividida em:

Mastoplastia de aumento: através da inclusão de implantes, visa projetar esteticamente ou corrigir deformidades mamárias congênitas ou adquiridas.
INDICAÇÕES:

Esta cirurgia está indicada nos casos de AMASTIA (ausência congênita das mamas), HIPOMASTIA (volume diminuído das mamas), ASSIMETRIAS (uma mama é muito menor que a outra), RECONSTRUÇÕES MAMÁRIAS secundárias a um defeito morfológico resultante geralmente de ressecções tumorais, e quando há o DESEJO ESTÉTICO da paciente por um aumento volumétrico e de projeção das mamas.

QUANDO OPERAR:

As mastoplastias de forma geral podem ser realizadas a partir do completo desenvolvimento das mamas. Isto tem ocorrido mais precocemente nas últimas décadas devido às mudanças impostas pelas alterações dos hábitos de vida, como o uso freqüente de hormônios femininos e o início da atividade sexual, dentre outros fatores. Assim, a partir dos 14 a 15 anos, já é possível operar as adolescentes com desenvolvimento completo das mamas, atendendo suas necessidades estéticas e emocionais. Em relação ao período de lactação-amamentação, recomenda-se aguardar pelo menos 6 meses após interrompê-lo para programar a cirurgia.

AS PRÓTESES MAMÁRIAS:

O material empregado na fabricação das próteses mamárias geralmente é um tipo de polímero sintético, comprovadamente biocompatível, conhecido como SILICONE. Este produto faz parte da composição tanto do revestimento da prótese quanto do seu conteúdo. O revestimento pode conter outros componentes, como o poliuretano, e o interior pode ser preenchido por soro fisiológico ou mesmo alguns tipos de óleos. Cada um destes produtos tem suas particularidades, sendo o mais usado mundialmente o silicone na forma de gel coesivo. Nestas condições, ele é um produto inerte e com alta segurança já que, devido à sua consistência

Relacionados