Mamografia

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Mamografia

Introdução


O exame mamográfico foi criado pelo médico radiologista francês Charles Gros em meados da década de 1960. Trata-se de uma radiografia específica das mamas. A imagem é obtida através da captação dos raios-X que atravessam o tecido mamário comprimido entre duas placas a fim de diminuir a sobreposição das estruturas e aproximá-las dofilme detector. A imagem produzida é definitiva, e sua qualidade depende das condições técnicas durante a execução do exame. A partir da década de 1970 o exame foi revolucionado pela associação de filmes de alta definição com um écran intensificador de imagem, permitido então um processamento mais rápido e a diminuição da dose de radiação necessária para a obtenção da imagem. Ainda assim, uma em cadadez mulheres precisa repetir o exame para obter imagens complementares ou melhoradas.

Em janeiro de 2000 foi aprovado nos EUA o primeiro sistema mamográfico digital. Neste, os componentes detectores de radiação transmitem impulsos elétricos a um computador que projeta a imagem diretamente para um monitor. Exceto pela diferença de captação da imagem, ambos os métodos são semelhantes.

Oposicionamento da paciente e a compressão das mamas são idênticos. A metodologia digitalizada oferece algumas vantagens que parecem evidentes:

- Processamento eletrônico mais rápido
- Imagens em forma de arquivos digitais
- Menor exposição à radiação
Na mamografia convencional, o filme leva cerca de três minutos para ser revelado e, no caso de a imagem não ficar nítida, é preciso repetir oexame com a paciente posicionada novamente, o que ocorre em 10% dos casos. A imagem digital é processada em apenas cinco segundos e é possível melhorá-la no próprio monitor – ampliando-a ou alterando o contraste - sem depender da presença da mulher que se submete ao exame. Além disso, é possível aplicar softwares que auxiliam na interpretação das imagens, permitindo um diagnóstico mais rápido epreciso. Por serem imagens eletrônicas, os exames digitais podem ser armazenados ou transmitidos com mais facilidade. A mamografia digital expõe a paciente a 3/4 da dose de radiação da mamografia convencional. Mas é importante salientar, que a dose necessária para a execução da mamografia convencional já é pequena e não representa
O estudo evidenciou um desempenho significativamente melhor damamografia digital no rastreamento em três subgrupos distintos:
- Mulheres abaixo de 50 anos
- Mulheres de qualquer idade na pré-menopausa ou perimenopausa
- Mulheres de qualquer idade com mamas densas ou heterogeneamente densas

Nestes três subgrupos, a mamografia convencional alcança uma sensibilidade de apenas 55%, enquanto a sensibilidade da mamografia digital permanece em 70%. Foi tambémdetectada uma tendência, sem significância estatística, do melhor desempenho da mamografia convencional em mulheres acima de 65 anos e mamas liposubstituídas. Não foi detectado benefício aparente do emprego da mamografia digital em mulheres acima de 50 anos, que não possuem mamas densas ou heterogeneamente densas ou em mulheres na pós-menopausa. Ainda não é possível afirmar se a diferença dasensibilidade da mamografia digital nos três subgrupos destacados implicará em uma redução ainda maior da mortalidade por câncer de mama através do rastreamento periódico, mas é provável que número de vidas salvas seja maior.
Atualmente, um dos principais obstáculos para a adoção do método digital é o seu custo elevado. Equipamentos digitais custam aproximadamente quatro vezes mais que mamógrafosconvencionais e o preço de cada exame é 1,5 a 4 vezes superior.
A mamografia de rastreamento periódico certamente é uma das ferramentas principais na detecção precoce do câncer de mama, mas é preciso conhecer as limitações do método. Nem sempre a imagem é nítida o suficiente para mostrar as lesões. Estudos sugerem que 10% a 20% dos cânceres de mama detectados pelo auto-exame ou exame físico não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mamografia
  • Mamografia
  • Mamografia
  • Mamografia
  • Mamografia
  • mamografia
  • mamografia
  • Mamografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!