Mamografia Digital

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015

Mamografia

Até recentemente, o câncer de mama era o principal causa de morte por câncer entre mulheres, o de pulmão atualmente tornou-se o com maior incidência.
A mamografia na década de 90 passou a ser um dos exames radiológicos mais requisitados. A mamografia e o método mais efetivo de diagnostico precoce, na atualidade. Segundo Dershaw, é a única área da radiologia em que é possívelbuscar, de modo sistemático o câncer em estagio ainda curável.Um exame com alto padrão de qualidade pode se visualizar de 85% a 90% ou mais , sendo portando o exame padrão na detecção precoce do câncer de mama.
Mamografia é um método de exame de imagem que usa um sistema de raios-x de baixa dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das doenças mamárias.
Um avanço recente na mamografiatradicional inclui a mamografia digital, que pode ser de dois tipos: direta e indireta.
Na mamografia digital direta (ou digital de campo total), o detector de raios-x transforma a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida imediatamente ao computador. Já na indireta (computadorizada ou cr), o detector no aparelho de mamografia contém uma substância especial que guarda as informaçõesradiográficas. Essa substância é levada a uma máquina que transforma as informações em imagem digital.
Os exames realizados com o mamógrafo digital direto tornam o processo mais ágil, pois já na sala de exames a técnica pode definir se as imagens estão ou não em padrão adequado para a análise.
No método indireto, o tempo de exame continua sendo mais curto em relação ao da mamografiaconvencional, porém o processo é mais demorado em comparação ao sistema direto.
Para a análise da mamografia, ambos os métodos provam-se excelentes para a grande maioria das pacientes. No entanto, a mamografia digital direta oferece imagens com características um pouco superiores. Uma das vantagens é que o radiologista pode utilizar recursos de ampliação digital, medidas precisas de distância e imagem"negativa" para obter o máximo de informações possíveis.
Estudo conduzido pelo colégio americano de radiologia e apoiado pelo instituto nacional do câncer dos EUA mostrou que a acurácia da mamografia digital e convencional foi similar para a população geral, a mamografia digital é superior na identificação das lesões mamárias superior em mulheres abaixo de 50 anos, nas com mamas heterogeneamente ouextremamente densas e em mulheres na pré-menopausa e na perimenopausa.
Por essa razão, a sonitec trabalha unicamente com o sistema digital de mamografia, direta e indireta. A mamografia digital direta é um método que depende de equipamento altamente sofisticado e é oferecido pela sonitec com exclusividade.
Para garantir o desempenho da mamografia, a imagem obtida deve ter alta qualidade e, paratanto são necessárias: equipamentos adequados, técnica radiológica correta, conhecimento, pratica e dedicação dos profissionais envolvidos.
Os aparelhos de raios X utilizados em mamografia possuem anódio de molibdênio-tungstênio. Os tubos com anódio molibdênio geralmente possuem janelas de berílio (BE).
Existem tubos com anódio fixo ou giratório. O equipamento influencia na qualidade da imagemsuas características de ponto focal, filtro, colimação, Kvp e mA (miliamperagem),uniformidades dos écrans, exposição e processamento.
Os tubos com anódio de tungstênio normalmente portam janela de vidro. Os espectros de raios X desse equipamento é continuo, na faixa de 25-40kVp.
Nos aparelhos de mamografia, são utilizados filtros de 0,1 a 0,3mm de alumínio dependendo do tipo de janela do tubo e dotipo de receptor de imagem.

ALVO
FILTRAÇÃO
KvP
RECEP.IMAGEM
Tungstênio
0,5-1,0mm AI
25-60
Filme-Tela
Molibidênio
0,03mm MO
25-50
Filme-Tela
Molibidênio/Tugstênio
0,03mm MO
25-55
Filme-Tela

Requisitos Técnicos.

De acordo com o item 4.18 da Portaria nº 453/98 do Ministério da Saúde, “Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnostico medico e odontológico”, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mamografia digital
  • mamografia digital vs mamografia convencional
  • Relatório Mamografia Digital
  • Sistema de Apoio ao Diagnóstico na Detecção de Microcalcificações em Mamografias Digitais
  • Mamografia
  • Mamografia
  • Mamografia
  • Mamografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!