MALÁRIA POR PLASMODIUM VIVAX E P. FALCIPARUM NOS MUNICÍPIOS DE NOVO AIRÃO E PRESIDENTE FIGUEIREDO NOS ANOS DE 2010 E 2011.

2201 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE

CURSO DE FARMÁCIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MALÁRIA POR PLASMODIUM VIVAX E P. FALCIPARUM NOS MUNICÍPIOS DE NOVO AIRÃO E PRESIDENTE FIGUEIREDO NOS ANOS DE 2010 E 2011.

MANAUS
2012
MALÁRIA POR PLASMODIUM VIVAX E P. FALCIPARUM NOS MUNICÍPIOS DE NOVO AIRÃO E PRESIDENTE FIGUEIREDO NOS ANOS DE 2010 E 2011. Jorge da Silva de Oliveira1 Marcos Soares Rodrigues1 Ricardo Belém Noguchi1 Luiz Francisco da Rocha Silva2 1. Acadêmicos do Curso de Farmácia do Centro Universitário Uninorte, Turma FAM08S1.
2. Prof. Orientador do Curso de Farmácia do Centro Universitário Uninorte.

INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária é a doença infecciosa tropical que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo, somente superada em número de mortes pela AIDS. A doença está presente em mais de 100 países, ameaçando 40% da população mundial (RENOUT, 2007).
A malária é causada por um protozoário do gênero Plasmódio dos quais cinco espécies parasitam o homem, P. vivax, P. falciparum, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi ( Plasmodium knowlesi in Human, Indonesian Boreo, 2011). O ciclo da transmissão é composto pelo protozoário parasita do gênero Plasmodium, pelo mosquito vetor e/ pelo homem (hospedeiro). A transmissão da malária não apresenta igual intensidade para todas as áreas endêmicas, ou seja, sua distribuição geográfica não é homogênea, estando intrinsecamente vinculada à dispersão dos vetores e a mobilidade humana (SARAIVA, et al.,2009). Portanto o risco de contrair a doença não é uniforme. De aproximadamente 484 espécies de anofelinos descritos, apenas 50 são capazes de transmitir a malária (MACIEL, 2012).
A cada ano, 500 milhões de pessoas são acometidas pela doença com dois milhões de óbitos, o equivalente a uma criança a cada 30

Relacionados