malu1 2

1204 palavras 5 páginas
Interferências do Homem no meio ambiente

Brasil
O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima.
Os principais climas do Brasil são:
Equatorial
Tropical
Semiárido
Tropical de altitude
Tropical Atlântico
Subtropical

Região Sudeste
O sudeste do Brasil, caminha para se tornar desértico. A seca registrada este ano na porção centro-sul, principalmente em São Paulo, está ligada a permanente e acelerada degradação da floresta amazônica. O transporte de umidade para as partes mais ao sul do continente está sendo comprometida, pois além de sua diminuição é trazido partículas geradas nos processos de queimadas que impedem a formação de chuvas.
O sistema principal formador do ciclo natural que abastece a pluviometria do Sudeste começa com a massa de ar quente repleta de umidade, formada na bacia do Amazonas, seguindo até os Andes. Com a barreira natural, ela retorna para a porção sul continental, o que decreta o regime de chuvas.
Os principais desastres naturais da região Sudeste são causados pela associação entre o crescimento desordenado da população, que têm significativa parcela da população pobre residindo nas encostas dos morros e em áreas de inundação dos rios, associado com o alto volume de chuva no verão intensificados.
A diversidade climática da região Sudeste pode ser agrupada em três grandes conjuntos. O primeiro grupo caracteriza-se por climas quentes, subdivididos em cinco variações em função da distribuição pluvial: dos super úmidos (sem estação seca) aos semiáridos (com até seis meses secos), localizados basicamente no norte do estado de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, oeste e norte paulista, litoral e norte fluminense, além de praticamente todo território capixaba, à exceção da região serrana. O segundo grupo, denominado de subquente apresenta temperaturas médias ligeiramente inferiores, pelo efeito da altitude, mas com características pluviométricas semelhantes, variando do

Relacionados

  • Fala S Rio Professor Thalita Rebou As
    35666 palavras | 143 páginas