Malthus e o aumento populacional não obstaculizado

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

MALTHUS E O AUMENTO POPULACIONAL NÃO OBSTACULIZADO

JOSÉ GUILHERME DA SILVA FRANCO
JOELSON DE JESUS C. DA SIVA
MACIEL TEIXEIRA DOS SANTOS
ROSEANE SERRA DOS SANTOS

Belém-Pará
2011
MALTHUS E O AUMENTO POPULACIONAL NÃO OBSTACULIZADO
José Guilherme da Silva Franco
Joelsonde Jesus C. Da Silva
Maciel Teixeira dos Santos
Roseane Serra dos Santos

Malthus sendo um fisiocrata defende em seus postulados sua classe considerada a elite em seu momento histórico. Assim aponta em sua teoria que o crescimento populacional poderá causar conseqüências danosas para toda a sociedade, já que a disponibilidade de recursos (alimentos) não consegue acompanhar a demanda dapopulação.
Objetiva em seu texto, expor as dificuldades para obtenção da plena perfectibilidade do homem, sendo um critico da negligência de alguns autores referente a esta perfectibilidade.
Segundo Malthus, a terra apresenta limite de produtividade com isso, quanto maior for o número de pessoas maior será a pressão exercida sobre a mesma, esse fato poderá provocar uma espécie de desequilíbrio,pois para ele o crescimento da população segue em um ritmo geométrico enquanto que os meios de subsistência acompanha uma lógica aritmética, portanto são escalas desproporcionais.
Malthus afirma que utiliza-se de argumentos que podem ser comprovados/ mostrados e que deixa de fora as suposições que não podem ser realizadas. Ao longo do texto demonstra através de exemplos os seus postulados em que oprimeiro diz que o “alimento é necessário à existência do homem” e que “a paixão entre os sexos é necessária e permanecerá aproximadamente em seu presente estado”.
Ao garantir seus postulados afirma que a não obstaculização do crescimento populacional levaria a população a um crescimento em razão geométrico e que a produção de alimentos não suportaria este crescimento devido ao fato delaaumentar a uma razão aritmética.
Considera estes postulados como leis fixas da nossa natureza que só poderão ser alteradas por ordem/vontade divina, já que segundo ele, até o seu momento histórico não foi verificado qualquer alteração. Com este ideal percebemos ainda na fala de Malthus a forte religiosidade imbuída em seus argumentos.
Diante do problema evidenciado, do colapso anunciado que seriacausado pelo desequilíbrio, Malthus considera que as catástrofes, as guerras às endemias funcionam como reguladores naturais e acabam sendo benéficas, pois, minimizam os problemas embora não consiga saná-los.
Seu momento histórico, sua religiosidade, sua posição social, são influencias claras de seus ideais. As causas da pobreza seriam naturais e necessárias sob a visão de Malthus, pois para ele anecessidade é uma lei natural, restritiva e divina que impõe limites, e se o pobre não segue esta lei estará sujeito à miséria naturalmente.
Nesse sentido Malthus conclui que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. Defendendo a idéia que o mundo deve ser acometido destes problemas.
A liberdade, a facilidade em prover a família são paraMalthus empecilhos a perfectibilidade do homem, pois um homem que vive em total liberdade, em um ambiente virtuoso, puro e onde os meios de subsistência forem abundantes procriará sem preocupações, sem obstáculos. Sendo assim a população aumentará substancialmente e em algum momento não haverá espaço para morar e nem alimentos para suprir a família deste homem.
Como o autor não sinaliza que apossibilidade da utilização de técnicas poderia melhorar a capacidade de produção da terra, sua teoria ganha uma conotação de verdade, principalmente entre aqueles que defendiam os interesses da classe hegemônica neste dado momento histórico.
A lei de amparo aos pobres proposta pelo Estado inglês é para Malthus um erro que não diminui em nada o sofrimento destes sendo apenas um novo incentivo ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria populacional de malthus
  • Envelhecimento populacional e o aumento da demanda para o sus
  • analise as abordagens populacionais em relação ao pensamento de Thomas Malthus e o de Michel Foucault
  • MALTHUS
  • Malthus
  • Aumento de pena não resolve questão da segurança, diz antropólogo
  • Malthus
  • Malthus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!