Maloow

508 palavras 3 páginas
5S é um método de organização do espaço de trabalho, especialmente aqueles que são divididos entre mais pessoas. Também é conhecido como o método housekeeping ou de limpeza doméstica mas esse termo pode levar a conclusões errôneas sobre o método já que esse vai além das técnicas de limpeza doméstica. As palavras-chaves são moral e eficiência. A essência é que ao se designar um lugar especifico para cada coisa não se perde tempo procurando-as e se percebe quase imediatamente quando alguma coisa esta faltando. 5S divulga que os benefícios dessa metodologia se encontram na capacidade de decidir o que deve ser mantido, onde deve ser mantido e como deve ser mantido. A tomada dessa decisão deve resultar em diálogo que pode ocasionar em um entendimento claro e objetivo entre empregados, de como o trabalho deve ser realizado. Também estimula liderança e deixa implícita a responsabilidade em cada empregado. Ainda, outra diferença fundamental entre o 5s e a “limpeza padronizada” é o Seiton. Seiton já foi muito mal entendido devido talvez as más traduções. O conceito e Seiton é o de organizar itens ou atividade de maneira que se atinja um fluxo de trabalho. Por exemplo, ferramentas devem ser deixadas ao alcance dos funcionários sem que estes tenham que ficar constantemente se debruçando para alcanças as ferramentas que precisam. Essas linhas de fluxos podem ser modificadas visando aumentar a eficiência.

Os 5s são:

Seiri: Separação. Significa separar todas as ferramentas, materiais, etc da área de trabalho guardando apenas aquelas essenciais. Todo o resto deve ser descartado ou armazenado. Como conseqüência o local de trabalho será um lugar com bem menos riscos e menos bagunça para interferir com a produção.

Seiton: Organizar. Expressa a necessidade de uma área de trabalho organizada. Organizar nesse sentido quer dizer organizar as ferramentas e equipamentos em uma ordem que favoreça o fluxo do trabalho. Ferramentas

Relacionados