malomjmariolmn

735 palavras 3 páginas
Propriedades[editar | editar código-fonte]
A maioria das células progenitoras são descritas como oligopotentes. Sob esse ponto de vista, elas podem ser comparadas com células-tronco adultas, mas estão numa etapa mais avançada de diferenciação celular. Isto é, em termos de diferenciação estão em "posição intermediária" entre as células tronco e as células totalmente diferenciadas. O tipo de célula que pode gerar depende da célula que a originou e também de seu nicho. Em geral, são formadas e transportadas em colônia, com as condições adequadas para que possam crescer e se diferenciar nos tecidos-alvo.

Em contrapartida, durante pesquisas foram encontradas e isoladas algumas células que têm a capacidade de migrar pelo corpo até o tecido onde são necessárias. Muitas propriedades são compartilhadas tanto por células-tronco adultas quanto por células progenitoras. Mas, ainda assim a controvérsia permanece porque células-tronco embrionárias são as verdadeiras células-tronco, no sentido em que são pluripotentes e demonstram capacidade ilimitada de auto-renovação. Em contraste, muitas das células denominadas células-tronco adultas seriam melhor definidas como células progenitoras, uma vez que sua capacidade de auto-renovação e sua plasticidade ainda não foram exaustivamente demonstradas.

Células progenitoras são encontradas em organismos adultos e agem como um sistema de reparo para o corpo. Elas provêem o organismo com células especiais, mas também mantêm o sangue, a pele e os tecidos intestinais. Também podem ser encontradas no tecido pancreático embrionário em desenvolvimento.

Célula Tronco Célula Progenitora
Auto-renovação in vivo Ilimitada Limitada
Auto-renovação in vitro Ilimitada Limitada
Potencialidade Multipotente Unipotente, às vezes oligopotente
Manutenção da auto-renovação Sim Não
População Atinge o número máximo de células antes de diferenciar Não atinge populações máximas
Função[editar | editar código-fonte]
A maioria das células progenitoras

Relacionados