malibec

16309 palavras 66 páginas
1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
1.1 Investimentos, receitas e custos.
1.1.1 Investimentos
Pode-se definir investimento como gastos efetuados na aquisição de ativos, que são bens e direitos registrados na conta do Ativo no Balanço Patrimonial, com o objetivo de gerar benefícios econômicos em períodos futuros.
Segundo Menezes (2006, p. 102)
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros. Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital.

“Em sentido estrito, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte), ou seja, em bens de capital”. (Em Acesso 28 maio 2012).

1.1.2 Custos
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. Um exemplo de custo é a compra de máquinas e matérias primas para a produção de um bem. (Em: Acesso em 27 mai. 2012).
Podemos também definir custo como o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro). Ele é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão de obra direta usada na sua produção, o preço da mão de obra indireta usada para o

Relacionados