malharia e beneficiamento

Páginas: 14 (3359 palavras) Publicado: 23 de junho de 2013
QUESTÕES DE ESTUDO MALHARIA E BENEFICIAMENTO PARA DP 2-2012 (COM RESPOSTAS)


1) Um cliente lhe apresenta duas peças produzidas pela sua empresa, uma camisa feita de tecido de malha e outra feita de tecido plano e questiona: Qual das duas peças tem maior probabilidade de se deformar após sucessivos usos e lavagens? Responda o questionamento do cliente e JUSTIFIQUE apontando que característicado tecido lhe levou a esta escolha.

R: A peça que tem maior probabilidade de se deformar é a camisa de tecido de malha. Isto ocorre devido a baixa estabilidade dimensional que os tecidos de malha apresentam.

2) Para dar coloração aos substratos têxteis, existem 10 classes de corantes e ainda os pigmentos que devem ser escolhidos em função da fibra a ser tinta e das características dotingimento. Descreva qual a diferença básica entre corantes e pigmentos?

R: Os corantes possuem afinidade para com o substrato têxtil para que o mesmo possa ser colorido (ocorre uma reação química), porém os pigmentos não possuem afinidade para com nenhum substrato e a sua aplicação consiste em usar um ligante que tem a finalidade de “colar” o pigmento junto ao substrato.

3) A escolha de umdeterminado tecido para uma peça (roupa) deve levar em consideração além do seu aspecto visual, características que dêem a peça a funcionalidade necessária para a sua aplicação, pois bem, cite 3 características de um tecido de malha e explique uma delas.

R: Flexibilidade: as malhas assumem um aspecto onde sustentam-se entre si e são livres para mover-se quando submetidos a alguma tensão, podendoentão moldar-se às formas do corpo humano;

Elasticidade: as laçadas podem escorregar umas sobre as outras, quando sob tensão, e retornar à posição inicial quando cessada a mesma.

Porosidade: proporciona um maior conforto fisiológico, permitindo a troca de calor com o ambiente. Devido aos espaços entre os pontos, no calor, absorve o suor e facilita a transpiração e, no frio, esta porosidade formaum “colchão de ar” dentro do tecido, que atua como isolante térmico, fazendo com que o corpo não perca calor;

Estabilidade Dimensional: Entende-se como sendo as dimensões de um determinado artigo que, uma vez atingidas, não serão mais modificadas. 0 fio durante o processo de formação do tecido, é submetido à tensões que lhe provocam um estiramento. Quando retiradas, tende a sofrer umaretração, a qual é maior na presença de fatores como água, calor e movimento, os quais promovem alterações na estrutura das fibras, produzindo uma redução no comprimento do fio e um aumento no seu volume. Esse efeito é o encolhimento que ocorre na malha.

4) Os Beneficiamentos Têxteis possuem elementos sem os quais não poderiam existir, daí serem classificados como: “elementos fundamentais”, eles sãoencontrados em todos os benefícios, em número nunca inferior a dois e no máximo em cinco. O termo “substrato têxtil é um destes “elementos fundamentais”. O que vem a ser o termo “Substrato Têxtil”?

R: Substrato têxtil é o termo utilizado para mencionar que tipo de material têxtil vai ser trabalhado: fibra, fio, tecido ou peça confeccionada.

5) Um tecido deve ser escolhido de acordo com as suascaracterísticas em relação a funcionalidade da peça. Uma das características que pode ser avaliada nos tecidos é a sua Estabilidade Dimensional. O que se entende por Estabilidade Dimensional? Como você avalia esta característica nos tecidos de malha?

R: Entende-se como sendo as dimensões de um determinado artigo que, uma vez atingidas, não serão mais modificadas. Os tecidos de malha tem baixaestabilidade dimencional, ou seja, se deformam com facilidade.

6) Na compra de um tecido de malha por um confeccionista, ele fará varias perguntas sobre o tecido, porém duas serão decisivas para sua decisão de compra: qual o preço do tecido? e qual o seu rendimento?. Pergunta-se: porque o rendimento de um tecido de malha é importante para o confeccionista?

R: O rendimento do tecido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Malharia
  • Malharia
  • Malharia
  • Malharia
  • Malharia
  • malharia
  • Beneficiamento
  • Malharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!