MALFORMA ES CONG NITAS

584 palavras 3 páginas
MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

Malformações congênitas são anormalidades estruturais e funcionais de tecidos, órgãos e/ou sistemas que podem ocorrer nas fases de desenvolvimento embrionário ou fetal de todas as espécies de animais. Elas podem ser hereditárias ou causadas por agentes infecciosos, plantas tóxicas, substâncias químicas, agressões físicas ou deficiências nutricionais. Além disso, muitas malformações ocorrem de forma esporádica, sem que estejam associadas a uma causa específica. (Radostits et al. 2007, Schild 2007).

Causas:
Os defeitos congênitos são causados por fatores genéticos ou ambientais ou pela interação de ambos.
Os de natureza genética são resultantes da patofisiologia dos genes, graças às mutações e às aberrações cromossômicas
As mutações ocorrem por anormalidades na estrutura do cromossoma, em decorrência de erros de origem metabólica. São as chamadas desordens mendelianas.
As alterações cromossômicas ocorrem em razão da anormalidade no número, na estrutura e na função do cromossoma, e no arranjo estrutural do cromossoma. Várias destas anomalias ocorrem durante a separação dos cromossomas nas divisões mitóticas e meióticas. (Cheville 1963).
Os de natureza ambiental, geralmente ocorrem quando a mãe prenhe ingere alguns agentes, ou tem qualquer forma de contato com estes, que podem ser agentes infecciosos como vírus, por exemplo; drogas; deficiência nutricional; plantas tóxicas ou mesmo exposições à radiação, além de traumas.

Exemplos:

Polimelia: Uma má-formação congênita em que o indivíduo apresenta um número de membros maior que o usual. A origem desta malformação pode estar relacionada à duplicação anormal das células germinativas durante no início do desenvolvimento embrionário, não sendo de origem hereditária.
Nanismo hipofisários (hiposomatotropismo): é uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, deixando o indivíduo com uma estatura abaixo da média normal dos outros indivíduos da sua idade e raça. Os

Relacionados