Malformações da mandíbula

Páginas: 12 (2978 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Descrição anatômica da mandíbula
Podemos dividir o osso mandibular em duas porções: o corpo da mandíbula que é retangular, mais comprido que alto e o ramo da mandíbula, que é também retangular e é mais alto do que largo e com obliquidade póstero lateral evidente.
O corpo da mandíbula é ainda constituído de duas regiões que são denominadas de base (porção inferior) e processo alveolar (porçãosuperior). A divisão entre estas partes não é nítida. O indivíduo que perde todos os dentes (desdentado) o processo alveolar sofre reabsorção total ficando apenas a base.
O côndilo da mandíbula é uma eminência arredondada na extremidade do osso mandibular, que forma a articulação temporomandibular (ATM). No côndilo podemos discernir: o processo condilar que representa a superfície articular(cabeça da mandíbula) e a parte imediatamente abaixo que se estreita até formar o colo que é a região mais estreita do côndilo; a fóvea (ou depressão) pterigóidea é uma parte da mandíbula onde se insere o músculo pterigóideo lateral.
A incisura da mandíbula é uma região de aspecto semilunar com concavidade superior.
O processo coronóide é uma eminência triangular achatada do osso mandibular.
A linhaoblíqua, também chamada de linha oblíqua externa, é uma estrutura anatômica localizada externamente na porção mais inferior do processo coronóide.
A protuberância mental  é uma elevação, como o próprio nome diz, uma protuberância na região mental.
O trígono retromolar  é uma região anatômica da mandíbula localizada posteriormente ao último molar que possui um formato triangular.
Tubérculogeniano ou espinha geniana é uma elevação pontiaguda, localizada na face interna da mandíbula, na região anterior. 
Tuberosidade pterigoidea (ou pterigóide) é uma estrutura anatômica, formada por várias rugosidades e se localiza na face interna do ramo da mandíbula. Essas rugosidades são devido à inserção do músculo pterigóide medial.
Com relação à conformação interna, a mandíbula é composta por duascamadas de osso compacto: uma lateral (externa) e uma medial (interna). Entre essas camadas há uma quantidade variável de tecido esponjoso, segundo a região que se considere: escasso no processo coronóide e abundante na cabeça da mandíbula, que é coberta por uma delgada lâmina de tecido compacto.
A mandíbula é classificada como um osso ímpar, apresentando como característica marcante o fato deser o único osso móvel da face. Ela é considerada um osso longo de formato tubular, que tivesse sido dobrado no  formato de uma ferradura, apresentando regiões especiais para inserção muscular e um processo para a fixação dentária.






Origem embrionária, morfologia e crescimento mandibular.
A mandíbula, o mais móvel dos ossos craniofaciais, tem importância singular por seu envolvimentonas funções vitais, como mastigação, manutenção de vias aéreas, fala e expressão facial.
Apresenta-se em forma de U e delgada, com um mecanismo de crescimento endocondral em cada extremidade e crescimento intramembranoso no meio, exatamente como nos osso longos. A isto estão inseridos músculos e dentes. Apenas uma pequena porcentagem do crescimento mandibular é de desenvolvimento endocondral,tanto pré-natal como pós-natal; a grande porção é determinada por crescimento intramembranoso. O crescimento e a forma mudam as áreas de inserções e a inserção dos dentes é controlada mais pela função muscular e irrupção dos dentes do que por fatores intrínsecos osteogênicos ou cartilaginosos.
A mandíbula é originária do primeiro arco branquial, uma estrutura embrionária formada por uma população decélulas derivadas da crista neural encefálica as quais são responsáveis pela origem do mesênquima. Essas células originam todos os ossos da face, inclusive os da mandíbula, porém, para que elas realizem a função de gerar estruturas ósseas, elas necessitam de fatores provenientes do epitélio. O primeiro arco branquial será constituído por dois tipos de epitélio, um de origem endodérmica e outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mandíbula
  • Britadores de mandíbulas
  • Evolução da Mandíbulas
  • Britador de mandíbula
  • Enxertso em mandibula
  • Malformações Congênitas
  • Malformações congênitas
  • triturador mandibula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!