Malefícios do alcool

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA

Atividades Práticas Supervisionadas

Álcool

Psicologia
PS1A30
28/11/2012



Resumo

Contexto: O álcool sem dúvidas é um produto que tem tirado a vida de muitas pessoas, e trazido cada vez mais problemas sociais. Sendo o mesmo uma droga lícita, o uso é frequente, e todas as partes do mundo. Fábricas e mais fábricas tem crescido todos os dias. Campanhas deconscientização tem sido feitas cada vez mais, porém sem muito apoio do governo.
Objetivos: Apresentar os problemas decorrentes com o uso do álcool, nos diversos grupos da sociedade.
Métodos: Avaliação e pesquisa bibliográfica.
Resultados: Selecionamos 6 artigos científicos para a elaboração do trabalho, onde será feita uma síntese entre eles.
Conclusões: A família e as políticas deconsciêntização são de extrema importância para a reabilitação de usuários da droga supracitada.
Palavras-chave: Drogas, álcool e Reabilitação.

Introdução

Os riscos de dependência de álcool vem aumentando a cada dia, um problema que vem afetando muitos jovens ainda menores de idade . O alcoolismo e uma doença crônica que tem seus fatores genéticos mas que também é influenciada peloambiente .O álcool pode fazer bem a saúde mas se usado de forma incorreta pode ser prejudicial  , o objetivo deste é informar as pessoas que com o passar dos anos tem aumentado de maneira muito rápida a dependência do álcool  que tem seus pontos positivos e negativos , assim tomando a devida consciência de que precisamos saber dos riscos que pode nos causar se ingerido de forma indevida .Pesquisas feitas a alguns anos mostraram que estudantes de ensino fundamentais
,médios e universitários consomem mais a cada dia e essa dependência é maior em homens partindo dai acidentes de transito ,e junto responsável por quase 100% de internações alem disso tudo ainda temos problemas com a produção e venda ilegal por todo Brasil . Apesar de se encontrar ajuda para não se ter mais ovicio pelo álcool os alguns pacientes as vezes voltam a usar por influencia do ambiente em que freqüenta , por não admitirem que são viciados e ate mesmo por coisas que acontecem em suas vidas.
O álcool chega a qualquer hora e lugar , em pessoas ricas ou pobres alem da dependência do álcool vem junto outras drogas que também são viciantes como a maconha que causa alucinações epropõe sensação de bem estar que é o que muitos procuram.





Revisão de Literatura

Fiscalização
O álcool é a droga mais consumida entre jovens sendo que a idade de inicio de uso tem sido cada vez menor assim aumentando o risco de dependência, embora exista uma lei para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996). Jovens são mais suscetíveis a dependência a adultos.Sociedade controversa, ao mesmo tempo que é contra o uso de bebidas alcoílicas entre jovens, tem permissividade na vida social e principalmente pelas propagandas em grande número em circulação.
A mídia é uma das grandes influencias do consumo de álcool, apesar de seguir algumas normas por exemplo, visando à exclusão de imagens voltadas para menores nos comerciais e é explicitamente voltada ainformar que o consumo não se destina a crianças ou adolescentes (“ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS”). Mas abusa de imagens de alegria, bom humor, amigos, relacionamentos, diversão dentre outros.
A falta de controle dos estabelecimentos é mais um agravante, pois na venda de bebidas alcoílicas não é exigido documento de identificação, isso facilita o consumo de menores.
Já nos Estados Unidos,demonstram mais controle em escolas, faculdades, concentrações de jovens em geral, restringindo o consumo ao ar livre, como em ruas ou praças, por outro lado permitem a venda domiciliar, vendida por telefone, o que dificulta identificar se a pessoa é menor ou não.
O consumo do álcool, prejudica a memoria, a parte cognitiva, propicia doenças sexuais, aumenta acidentes seguidos de mortes em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BENEF CIOS E MALEFICIOS DO ALCOOL
  • os maleficios do tabaco e alcool
  • Etica beneficios e malefícios do alcool
  • Maleficios
  • Malefícios
  • alcool
  • alcool
  • ALCOOL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!