Mal estar na civilização

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Resenha

SANTOS, Adriana Bacellar Leite. Os Meios de Comunicação como extensões do mal-estar. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2002. 103 páginas “Os homens se orgulham de suas realizações e têm todo odireito de se orgulharem. Contudo, parecem ter observado que o poder recentemente adquirido sobre o espaço e o tempo, a subjugação das forças da natureza, consecução de um anseio que remonta a milharesde anos, não aumentou a quantidade de satisfação prazerosa que poderiam esperar da vida e não nos tornou mais felizes. Reconhecendo esse fato, devemos contentar-nos em concluir que o poder sobre anatureza não constitui a única précondição da felicidade humana, assim como não é o único objetivo do esforço cultural.”

Sigmund Freud, O Mal-estar da civilização, 1929 Em Os Meios de Comunicação comoextensões do mal-estar, Adriana Bacellar Leite e Santos recupera alguns conceitos fundamentais tanto da teoria da comunicação quanto da psicanálise. Ao entrelaçar desde o título os conceitos deMcluhan sobre os meios de comunicação como extensão do homem e os de Freud sobre o mal estar da civilização a autora retoma ao mesmo tempo um clássico da Comunicação e o “pai fundador” da Psicanálise eoferece novas luzes sobre ambos os campos. Um trabalho interdisciplinar é sempre bastante produtivo porque a opção de não confinar o objeto de estudo nas fronteiras de uma única disciplina permite umaanálise mais profunda. Ao incluir Lacan e os conceitos de Civilização, Globalização e Modernidade ela sofistica a análise e nos recorda que tanto a Comunicação quanto a psicanálise são dois signos dachamada “pós-modernidade”.

Para a autora o sujeito: “... entra cada vez mais na solidão do mal-estar, e se confronta com aquilo que a mídia tenta, a todo custo, esconder ou aproveitar e transformarem mais um produto da moda: a falta que marca inexoravelmente a existência de todo ser humano, razão primeira de sua inscrição no mundo da linguagem e de seu desejo.”(p.93)

Portanto ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mal-estar na civilização
  • Fichamento "o mal-estar na civilização"
  • o mal estar na civilização
  • O mal-estar na Civilização
  • felicidade e mal estar na civilização
  • O mal estar na civilização
  • O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO
  • O mal estar na civilizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!