Malária

Páginas: 14 (3393 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Conceito
A malaria é uma doença infecciosa, não contagiosa, de evolução crônica, com manifestações episódicas de caráter agudo, que acomete milhões de pessoas nas zonas tropicais e subtropicais do globo. É, talvez, a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças parasitarias que acometem o homem.
Tanto os agentes da malaria humana, como os dos mamíferos e aves,pertencem a família PLAMODIIDAE e ao gênero Plasmodium. As espécies que habitualmente parasitam o homem são quatro:
• Plasmodium falciparum: Produz a febre terçã maligna, com quadros clínicos em que os acessos febris repetem-se clinicamente em intervalos de 36 a 48 horas. É responsável pela maioria dos casos fatais.
• Plasmodium vivax: Agente da terçã benigna, com ciclo febril que retorna acada 48 horas.
• Plasmodium ovale: Distribuição limitada ao continente africano é responsável por outra forma de febre terçã benigna, com ciclo de 48 horas.
• Plasmodium malarie: Causa da febre quartã, que se caracteriza pela ocorrência de acessos febris a cada 72 horas.

Ciclo de Vida


• Ciclo de vida do parasita no mosquito: Enquanto os anofelinos machos se alimentam somentede néctar e seiva vegetal, as fêmeas necessitam de sangue em sua alimentação, para o amadurecimento de seus ovos e possibilitar a oviposição. Assim, após uma fêmea do mosquito Anopheles ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, inicia-se uma fase sexuada no interior de seu estômago com a fecundação e formação de um ovo ou zigoto. Posteriormente, o zigoto migraatravés da camada única de células do estômago do mosquito, posicionando-se entre esta e sua membrana basal. Deste modo, por esporogonia, resultam centenas de formas infectantes (esporozoitas) que migram para as glândulas salivares do inseto, as quais poderão, no momento da picada, ser inoculadas no ser humano.
• Ciclo de vida do parasita no homem: Ao picar um animal ou o homem os mosquitos,de um modo geral, injetam uma pequena quantidade de saliva que serve basicamente como um anticoagulante. É nesta saliva que, caso o mosquito esteja infectado, podem se encontrar os esporozoítas. Após a inoculação das formas infectantes, pela picada de um mosquito contaminado, passa-se um breve período de cerca de 30 minutos em que os esporozoitas circulam livres pelo sangue. Neste curto períodoalguns deles são fagocitados, porém, vários deles podem alcançar o fígado e, no interior das células hepáticas, os plasmódios passam por uma primeira divisão assexuada. Decorridos alguns dias, tendo sido produzidos alguns milhares de novos parasitas, a célula do fígado se rompe e os plasmódios têm acesso ao sangue onde invadem os glóbulos vermelhos. Novamente, se multiplicam de forma assexuada, emciclos variáveis (de 24 a 72 horas), cada parasita produzindo de 8 a 32 novos exemplares, em média e de acordo com a espécie envolvida. Este intervalo que vai desde a picada infectante até o início dos sintomas é chamado. Período de Incubação: e dura em média 15 dias.

Transmissão

O parasita, o mosquito transmissor e o homem consistem nos elementos primários da transmissão.Influenciados pela característica do ambiente e pelos hábitos, condições de vida, moradia e trabalho das populações.
A transmissão natural da malaria ocorre por meio de picadas de mosquitos infectados. Os mosquitos infectam-se geralmente de pessoas doentes ou apenas portadoras do parasita. Excepcionalmente, é possível que chimpanzés, na Africa, e alguns macacos na America, possuam ser fontes deinfecção natural para Plasmodium malarie.
A transmissão pode ser ainda acidental como resultado de transfusão de sangue cujo o doador esteja infectado ou com contato involuntário com o sangue contaminado. São conhecidos episódios de transmissão de malaria entre dependentes de drogas injetáveis, que partilham o uso da mesma agulha e seringa contaminada.Esta forma de transmissão é chamada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Malaria
  • malária
  • Malaria
  • Malária
  • Malaria
  • malaria
  • A MALARIA
  • Malaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!