Mais uma livraria - Case

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Sinopse do case: Mais uma livraria em São Luís – II¹
Raissa Rodrigues de Araujo²
Wilson Bello³

1.0 DESCRIÇÃO DO CASO.
No final do ano passado a Livraria Leitura, de Belo Horizonte, abriu uma loja em São Luis e concretizou o investimento que muitos apontavam como viàvel e vantajoso, pois é uma loja grande e diversificada, que não vende apenas livros, mas também eletrônicos, artigos deescritório e papelaria, brinquedos e outras coisas.
Porém a entrada da Livraria Leitura está longe de concretizar os anseios dos consumidores mais exigentes e que têm o hábito de frequanter livrarias afora, pois, apesar do espaço que ela possui no Shopping da Ilha, a Livraria Leitura não dispõem de um perfil acolhedor para os leitores apreciarem com mais calma os livros. A sensação é de estar em umimenso supermecardo de livros.
Muitos ludovicences sonham com uma livraria que não seja apenas espaçosa e com grande variedade de livros, mas também confortavel e acolhedora. Livrarias com essa perfil existem no sul do país, mas e se um investidor quisesse abrir uma livraria assim em São Luis seria viável economicamente?______________________________________________________________________
¹ Case apresentado à disciplina Economia, da unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.
² Raissa Rodrigues de Araújo aluna do 2ª período, do curso de Administração, da UNDB.
³ Wilson Bello, professor mestre, orientado
2.0 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Antigamente, quando se pensava em livraria, a imagem que surgia era de uma espécie de santuário onde só podia tercontato com os livros e comprá-los. Hoje nas grandes livrarias, além do grande acervo de livros, se encontra também CDs, DVD, revistas, produtos de papelarias, games, brinquedos, além de ser possível de encontar também lugar para tomar café e lanchar.
Muitos apreciadores de livros em São Luís sonham com uma livraria com esse perfil acolhedor, onde seja possível sentar, apreciar calmamente oslivros, conversar com outros clientes e até tomar um café e comer um doce ou um salgado. Nos últimos anos algumas livrarias fecharam na cidade, então caso um investidor queira abrir uma nova livraria em São Luís, ela teria que ser diferenciada das já existentes por aqui e para que isso ocorra é necessário que ele faça uma pesquisa de mercado e análise da concorrência.

2.1 Descriçãodas Decisões Possíveis

Para que o investimento de uma nova livraria em São Luis seja um sucesso e não venha a ser condenado a falência é preciso que o investidor invista em : a) uma livraria com espaço e conforto para os clientes, b) uma grande livraria, com livros de diversas áreas, c) uma loja com livros e outros produtos e d) uma boa localizaçã.

2.2 Argumentos Capazes deFundamentar cada Decisão.
a) Estruturar e diversificar a livraria de maneira criativa representará uma uma oportunidade de melhores vendas. Altualmente as livrarias investem cada vez mais em um estrutura arrojada com cafés, espaço para leitura, acesso à internet, auditórios para pequenos shows e noite de autógrafos. Isso ajuda as pessoas a ficarem mais tempo na livraria, o que aumenta apossibilidade de mais venda.
b) É importante investir em diversidade de materiais e temas, que podem se tornar essenciais para as vendas, já que os gostos são diversificados. Livros didáticos representam também um ótimo investimento para as livrarias, desse modo é importante também ter convênio com editoras, escolas e faculdades para manter o comercio de livros didáticos que é essencial para asustentabilidade do negócio.
c) Já se passou o tempo em que livraria só se vendia livros. As megaslojas reformularam o conceito de livraria como centros culturais, oferecendo CDs, DVD, brinquedos, eletrônicos, papelarias e entre outros produtos.
d) Realizando pesquisa de mercado o investidor terá uma noção onde deve abrir um livraria. Para garantir uma boa visitação no negócio o ideal é centralizar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pontos fortes e fracos do case livraria cultura
  • Livraria
  • Livrarias
  • livraria
  • livraria
  • diálogo na livraria
  • Dialogo Na Livraria
  • Livraria Saraiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!