mais um

2339 palavras 10 páginas
Números e funções

O experimento

Experimento
Corrida ao 100
Objetivo da unidade
Apresentar de forma lúdica o conceito de Progressão Aritmética.

licença Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons

Secretaria de
Educação a Distância

Ministério da
Ciência e Tecnologia

Ministério da Educação

Corrida ao 100

O experimento
Sinopse
Esta atividade consiste em um jogo no qual os alunos deverão criar uma estratégia que os permita vencer as partidas. Para isso, eles serão induzidos a obter uma sequência de jogadas que, ao fim da atividade, será explorada como uma Progressão Aritmética.
Conteúdo
Sequências: Progressão Aritmética.
Objetivo
Apresentar de forma lúdica o conceito de Progressão Aritmética.
Duração
Uma aula simples.

Introdução
É bastante comum observarmos durante nossas aulas alguns alunos que preferem, ao invés de executar uma atividade proposta, distrair-se disputando com algum colega jogos simples, mas muito envolventes.
Este experimento busca explorar um desses jogos, analisando-o à luz da matemática. O jogo, além de ser divertido, possui regras fáceis de ser compreendidas.
Além disso, os materiais necessários para desenvolvê-lo (papel e lápis) estão disponíveis em qualquer sala de aula. Observaremos que a estratégia vencedora para este jogo envolverá a identificação de uma Progressão Aritmética. Assim, faremos do lúdico uma oportunidade de introduzir conceitos matemáticos relacionados a estas sequências. Ao invés de definirmos P.A. para depois apresentarmos exemplos, nesta atividade os alunos construirão a sequência, identificarão suas características e, a partir disso, formalizarão os conceitos. Este experimento também pode servir de modelo para a adaptação de outros jogos para atividades em sala de aula.

Corrida ao 100

O Experimento

2 / 9

O Experimento
1

Material necessário

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

Relacionados