Mais_um

5981 palavras 24 páginas
Apostila de apoio:
Segurança no trabalho para Manutenção Industrial

2012
Atenção: Este material foi elaborado a partir de apostilas e ebooks disponíveis na internet e, serve apenas para orientar o aluno nos estudos. Para aprofundar o conhecimento, é recomendado a leitura dos seguintes livros:
CUNHA, Lauro Salles. Manual prático do mecânico.
KARDEC, Alan; XAVIER, Júlio Aquino Nascif. Manutenção: função estratégica.
SANTOS, Valdir Aparecido dos. Manual prático da manutenção industrial.
____________________________________________________________

AMBIENTE DE TRABALHO

Podemos adotar como definição de ambiente de trabalho “um conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos, que atua direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos”(Wada, 1990). Portanto, em nosso ambiente de trabalho precisamos encontrar condições capazes de proporcionar o máximo de proteção e ao mesmo tempo, satisfação no trabalho. Esta combinação resulta em aumento da produtividade e qualidade dos serviços, redução do absenteísmo, redução das doenças e acidentes do trabalho.
O ambiente de trabalho é composto por um conjunto de fatores. Quando um deste fatores ou um conjunto deles fogem ao controle, seja pelos níveis permitidos ou pelos processos que desencadeia, torna o ambiente de trabalho suscetível ao desenvolvimento das chamadas patologias do trabalho que podem ser citadas como acidentes do trabalho, doenças profissionais ou doenças do trabalho.

“AS QUESTÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO SÃO OBJETOS DE ATENÇÃO CONTÍNUA NOS DIVERSOS SEGMENTOS, POIS AS CONSEQÜÊNCIAS APRESENTADAS PELOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO AFETAM TANTO AOS TRABALHADORES, O GOVERNO E A SOCIEDADE COMO UM TODO”.
Arthur João Donato. Presidente da CNI.

É preciso compreender que a segurança e higiene do trabalho não são mais consideradas domínios de especialistas. Ambas integram-se a outras

Relacionados

  • Maquina de Turing
    4076 palavras | 17 páginas
  • Curso linguagem programação c
    15556 palavras | 63 páginas