Mais um

4644 palavras 19 páginas
MAXIMILIANE JAQUELINE MENDES

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PAULO FAGUNDES FONSECA PENIDO

Faculdade de Medicina de Minas Gerais
Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso

Belo Horizonte 2004

MAXIMILIANE JAQUELINE MENDES

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO C. C. P. F. F. P.

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso - como exigência para finalização do curso de especialização, Conclusão de Curso, sob a orientação da Profª Maria de Melo.

Belo Horizonte/2004

Agradeço,
À DEUS que me deu a vida através de meus pais, que me deu a luz pelo dom da sabedoria na concretização deste estudo.
À minha família pelo apoio constante.

EPÍGRAFE

O VELHO E SEU NETO
Empatia com os idosos

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer mal conseguia segurar a a colher. Derramava sopa na toalha e, quando afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora achavam aquilo uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e, o que é pior, nem lhe davam o bastante. O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas. Um dia, sua mãos tremeram tanto, que ele deixou a tigela cair no chão, se quebrando. A mulher ralhou com ele, que não disse nada. Só suspirou. Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha, era ali que ele tinha de comer. Um dia, estavam todos assentados na cozinha, o neto, de quatro anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
_ O que é que está fazendo?, perguntou o pai.
O menino respondeu:
_ "Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer". O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de

Relacionados