Maior abertura de dossel facilita o desenvolvimento de Merostachys multiramea em uma floresta subtropical Alto Montana

1550 palavras 7 páginas
MAIOR ABERTURA DE DOSSEL FACILITA O DESENVOLVIMENTO DE Merostachys multiramea HACK. EM UMA FLORESTA SUBTROPICAL ALTO
MONTANA

MAIOR ABERTURA DE DOSSEL FACILITA
O DESENVOLVIMENTO DE Merostachys multiramea HACK. EM UMA FLORESTA
SUBTROPICAL ALTO MONTANA
A higher canopy openess facilitates Merostachys multiramea HACK.
Development in an upper Montane Subtropical Forest

MOREIRA, K.
SMANIOTTO, L.
SANTOS, M.P.V.
BUDKE, J.C.
Recebimento: 14/02/2013 - Aceite: 23/04/2013

RESUMO: As diferentes condições ambientais em áreas de borda e interior de floresta podem promover mudanças nos parâmetros populacionais de espécies vegetais. Neste sentido, espera-se que a alta capacidade competitiva da bambusea Merostachys multiramea Hack. seja favorecida em áreas com maior descontinuidade de dossel e luminosidade. O objetivo deste trabalho foi analisar variáveis ambientais de abertura de dossel, luminosidade, temperatura e umidade relativa do ar e parâmetros estruturais de M. multiramea, buscando identificar relações entre as variáveis ambientais e influência destas sobre parâmetros estruturais e na abundância desta bambúsea num gradiente bordainterior. O levantamento foi realizado na Fazenda Tamanduá, município de
Vargem Bonita, sul do Brasil, a partir de 16 unidades amostrais distribuídas no gradiente. A maior abertura do dossel interferiu na luminosidade, influenciando na temperatura e umidade do ar. Verificou-se maior número de colmos nas áreas de borda, bem como maior altura e número de rebrotes. Quanto aos teores de clorofila, verificou-se maior média de clorofila a e b em ambiente de borda.
A maior abertura de dossel desencadeia uma série de alterações ambientais, que, por sua vez, influenciam diretamente sobre os parâmetros estruturais e na abundância de Merostachys multiramea, interferindo diretamente na sua maior ocorrência e desenvolvimento em bordas florestais.
Palavras-chave: Efeito de borda. Luminosidade. Densidade populacional.
Sul do

Relacionados