Maiakóvsk

Páginas: 34 (8306 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Índice

Sumário


Introdução 2
Contexto Histórico 3
Biografiai 6
Estética 11
Poética 11
Teatroi 19
Cinema 22
Cartazes 23
Considerações Finais 27
Bibliografia 28













Introdução





Vladimir Vladimirovitch Maiakóvski transcende barreiras e consegue se tornar atual no nosso mundo. O homem multimídia é citado frequentemente como um dos maiores poetas doséculo XX bem como o maior poeta do futurismo. Sua obra foi extremamente relevante no âmbito da política, onde se focou em conscientizar a população e criar um senso crítico da mesma a partir de sua arte. Envolvendo-se na poesia, no teatro, no cinema e no design de cartazes conseguiu, mesmo com sua morte precoce, deixar uma obra grandiosa e digna de ser estudada nos dias de hoje. Esse trabalho temcomo objetivo analisar breve e superficialmente o contexto histórico, obra e vida do autor sob a perspectiva dos alunos do primeiro termo de jornalismo da UNESP.















1. “Anos de servidão e de miséria
comandavam nossa bandeira vermelha.” (A Plenos Pulmões)

Logo nos primórdios do século XIX, eram notáveis as mudançassocioeconômicas em países como Inglaterra, França e Alemanha. A Revolução Industrial fez com que o capitalismo adquirisse sua plena expressão e consolidou as relações do trabalho assalariado. Os métodos de produção se tornaram mais eficientes, o consumo foi estimulado e surgiu a classe operária.
Nessa corrida do capitalismo selvagem, o Império Russo apresentava um extraordinário atraso emrelação às demais potências europeias. Com uma economia basicamente agrária, havia o absoluto predomínio da aristocracia e milhares de camponeses viviam miseravelmente. Além disso, o Império Russo era uma das únicas monarquias absolutas restantes na Europa. Embora possuísse uma política expansionista e a conquista de territórios fizesse do país um imenso Império, os graves problemas econômicos, políticose sociais se aprofundavam na Rússia cada vez mais. A Guerra Russo-japonesa, entre 1904 e 1905, ofereceu o motivo que faltava para a população se reunir em protesto contra o sistema, os custos da guerra recaiam nos ombros dos trabalhadores e as tropas russas foram humilhantemente derrotadas.
Em busca de melhores condições de vida, em 1905, os civis organizaram uma marcha pacífica diante doPalácio de Inverno. O protesto foi severamente reprimido pelo exército do czar Nicolau II e cerca de mil pessoas morreram no dia que entrou para a história com o triste nome de Domingo Sangrento. Foi o início da Revolução.
Em 9 de janeiro de 1905, a população russa sai às ruas em protesto pela desolação em que vivia e é massacrada pelo exército do czar.

Greves e protestos contra o regimeabsolutista do czar explodiram em diversas regiões da Rússia. Começou a florescer o principal movimento que daria fim ao regime czarista. Trabalhadores, camponeses, soldados e pessoas comuns juntavam-se espontaneamente em assembleias com objetivo de discutir formas de exigir melhores condições de vida. O intelectual Vladimir Ilitch Lenin foi o principal líder dessas assembleias, que posteriormente forambatizadas de “sovietes”, palavra russa para “conselhos”. O Partido Operário Social Democrata Russo (PSODR) foi criado e dividiu-se em dois grupos distintos: os bolcheviques (maioria em russo) do qual Lenin fazia parte, e os mencheviques (minoria) cujo maior expoente era Leon Trotsky.
Ambos os grupos pretendiam o fim da monarquia na Rússia. Mas enquanto os bolcheviques queriam instituir umgoverno socialista, ao colocar todos os bens de produção sob tutela do Estado e promover uma política de igualdade social e econômica voltada para o povo, os mencheviques pretendiam a instalação de uma república democrática.
Vladimir Vladimirovitch Maiakóvski, natural da Geórgia e que após a morte do pai, em 1906, mudou-se com a família para Moscou, em 1908 filiou-se ao partido bolchevique....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!