Mahviana

726 palavras 3 páginas
PROJETO DE PESQUISA
TÍTULO
A importância da Psicomotricidade no processo de aprendizagem e suas contribuições no processo de aprendizagem

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Diante das reais necessidades educacionais ao qual nos deparamos, um dos principais desafios da educação refere-se a formação integral do individuo. Com isto, é essencial os conhecimentos sobre a Psicomotricidade acerca de sua relevância no processo de aprendizagem, bem como a utilização de práticas educacionais e preventivas de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento global do individuo. Visto que o desenvolvimento é um processo dinâmico e integrado, que vai desde o nascimento até a morte, e se faz necessário articular aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, de forma a auxiliar no processo de aprendizagem, prevenir possíveis dificuldades epossibilitar o desenvolvimento integral do aluno.
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da Psicomotricidade na aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem podem ser prevenidas por meio de atividades psicomotoras?
HIPÓTESE
Práticas educacionais em que se busca desenvolver habilidades psicomotoras contribuem na prevenção de dificuldades e favorece o processo de aprendizagem dada a importância da Psicomotricidade.
OBJETIVOS
Os objetivos desta pesquisa são:
Refletir sobre a importância da Psicomotricidade no processo de aprendizagem.
Apresentar a importância da Psicomotricidade para a prevenção das dificuldades de aprendizagem.
METODOLOGIA
A metodologia a ser adotada consistirá na pesquisa bibliográfica com base em material já elaborado constituído principalmente de livros e artigos científicos subordinados ao tema Psicomotricidade.
REVISÃO LITERÁRIA
Uma das finalidades da educação é o desenvolvimento integral da criança. Assim, deve-se pensar o ser humano em sua totalidade, sem dissociar corpo e mente. Neste sentido, a Psicomotricidade tem grande relevância no contexto educacional. Para Fonseca (2008):
A Psicomotricidade tem por

Relacionados