Magnetismo

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Aline de Godoi Costa
Cristiane Alexandre Bertoni
Lucimar Pereira Andrade da Silva
Maria de Lourdes Rocha Souza
Milene Samel Nunes
Sandra Priscila de Melo Zanuni
Tatiane Sampaio Sousa Goularte

















MAGNETISMO





















São Bernardo do Campo
2013
Aline de Godoi Costa
Cristiane AlexandreBertoni
Lucimar Pereira Andrade da Silva
Maria de Lourdes Rocha Souza
Milene Samel Nunes
Sandra Priscila de Melo Zanuni
Tatiane Sampaio de Sousa Goularte

















MAGNETISMO

Trabalho apresentado como parte dos requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, ministrada pelo Profº José Franciscoda Rocha Neto do Curso de Pedagogia da Faculdade de São Bernardo.



















São Bernardo do Campo
2013
MAGNETISMO


1 Definição


Magnetismo é um ramo da ciência que estuda os materiais magnéticos, que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais. Quando se fala em magnetismo o primeiro nome que vem à tona é o de Tales de Mileto, pois foi ele oprimeiro a estudar a capacidade que uma substância tem de atrair outra, isso sem que exista contato entre elas. Contudo na antiguidade os chineses já possuíam o conhecimento de alguns materiais que podiam atrair outros. Eles utilizavam esses materiais em bússolas quando estavam se deslocando em missões militares, pois a bússola se orientava no sentido do eixo terrestre, ou seja, o norte-sulmagnético que se localiza bem próximo do norte sul geográfico da Terra.
O fenômeno do magnetismo não despertou muitos interesses até o século XIII. Foi somente após esse período que surgiram cientistas interessados em saber e explicar o fenômeno do magnetismo. Contudo foi somente no século XIX que Oersted deu início ao estudo sobre eletromagnetismo e Maxwell completou o estudo sobre o eletromagnetismoao elaborar as leis que regem esse fenômeno.



1.1 Onde encontramos Magnetismo?


Hoje, após as descobertas de Maxwell e as várias outras contribuições que o ramo do eletromagnetismo teve, é impossível estudar eletricidade e magnetismo de maneira separada. O magnetismo se encontra muito presente: são utilizados em motores, dínamos, transformadores, bobinas, ou seja, nos equipamentoselétricos em geral.
O magnetismo pode ser explicado através da movimentação dos elétrons, e para determinar se um material é magnético ou não, basta colocá-lo sobre a influência de um campo magnético, que é gerado pelo movimento de cargas elétricas. O material será magnético se aparecer forças ou torques, podendo dessa forma ser chamado de substância magnética.






2 Tipos de MagnetismoFerromagnetismo


Um exemplo de um imã ferromagnético é uma ferradura, que todos nós conhecemos. Este tipo de imã, de material ferromagnético, é um dos mais fortes. Nos ímanes ferromagnéticos, todos os dipolos magnéticos estão alinhados, quando um campo magnético exterior é aplicado.


Ferrimagnetismo


Possuem campos magnéticos de origem atômica que se alinham tanto paralela quantoantiparalelamente ao campo magnético aplicado externamente. A componente paralela é mais forte do que a componente antiparalela resultando em um campo residual de grandeza substancial. Exemplos são a ferrita e a magnetita.


Antiferromagnetismo


Nos materiais antiferromagnéticos como é o exemplo do crômio, os dipolos magnéticos dispõe-se antiparalelamente quando estão a baixas temperaturas.Ao ser aplicado um campo magnético a um material desta espécie não o vai magnetizar, pois os dipolos magnéticos estão sempre opostos, anulando-se.


Paramagnetismo


Os materiais paramagnéticos apenas apresentam propriedades magnéticas quando sujeitos a um campo magnético exterior. O lítio e o magnésio são exemplos de materiais com propriedades paramagnéticas. O paramagnetismo acontece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!