Magisterio

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
Estudos sobre família vêm constituindo o objeto de investigação de muitos pesquisadores no campo das ciências humanas. A antropologia, a sociologia e a psicologia, dentre outras áreas de conhecimento, vêm tentando definir o termo família, assim como compreender as questões polêmicas que a cercam. Alguns estudos focalizam a estrutura das relações familiares, natureza de parentesco e outros laçostais como os existentes entre marido e esposa, pais e filhos e entre irmãos. Outras pesquisas se concentram em compreender e definir tipos de famílias e suas composições, assim como transformações ocorridas em sua estrutura, em função dos múltiplos fatores próprios e decorrentes das relações entre grupos humanos.
Recentemente, algumas pesquisas com famílias, principalmente, na área da psicologia,vêm sendo desenvolvidas por meio de uma abordagem qualitativa dos processos familiares, numa perspectiva metodológica que visa proporcionar uma maior compreensão dos fenômenos familiares. Esses trabalhos têm sido realizados tomando como opção teórico-metodológica a Teoria dos Sistemas Ecológicos do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner, Essa proposta tem tido repercussão, principalmenteem estudos em psicologia, considerando a apresentação de rigor científico e validade ecológica.
Bronfenbrenner formulou sua teoria de desenvolvimento humano, publicada no final da década de 70, expondo ao campo científico importantes premissas para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas em ambientes naturais. Seus escritos faziam uma séria crítica ao modo tradicional de se estudar odesenvolvimento humano, referindo-se entre outras coisas, à grande quantidade de pesquisas concluídas sobre desenvolvimento “fora do contexto”. Para ele, essas investigações focalizavam, somente, a pessoa em desenvolvimento dentro de ambiente restrito e estático, sem a devida consideração das múltiplas influências dos contextos em que os sujeitos viviam. As novas reformulações do modelo ecológico dedesenvolvimento humano, realizadas por Bronfenbrenner inclui uma nova forma de olhar as propriedades da pessoa em desenvolvimento. Bronfenbrenner faz também críticas a sua primeira abordagem, em relação à ênfase demasiada nos contextos de desenvolvimento, deixando a pessoa em desenvolvimento num segundo plano. O novo modelo que em vez de ecológico passa a ser chamado de bioecológico tende a reforçar aênfase nas características biopsicológicas da pessoa em desenvolvimento. Outro aspecto proposto no novo modelo é o construto teórico “processos proximais”, entendido como “formas particulares de interação entre organismo e ambiente, que operam ao longo do tempo e compreendem os primeiros mecanismos que produzem o desenvolvimento humano”. No modelo bioecológico, são reapresentados quatro aspectosmultidirecionais inter-relacionados, o que é designado como modelo PPCT: "pessoa, processo, contexto e tempo".
Pessoa: refere-se ao fenômeno de constâncias e mudanças na vida do ser humano em desenvolvimento, no decorrer de sua existência. A abordagem reformulada ressalta a importância de se considerar as características do indivíduo em desenvolvimento, como suas convicções, nível de atividade,temperamento, além de suas metas e motivações. Para o autor, isso tudo tem considerável impacto na maneira pela qual os contextos são vividos pela pessoa, tanto quanto os tipos de contextos nos quais o sujeito se insere.
Processo: tem a ver com as ligações entre os diferentes níveis e se acha constituído pelos papéis e atividades diárias da pessoa em desenvolvimento. Para se desenvolverintelectual, emocional, social e moralmente um ser humano, criança ou adulto, requer para todos eles a mesma coisa, participação ativa em interação progressivamente mais complexa, recíproca com pessoas, objetos e símbolos no ambiente imediato.
Contexto: refere-se o ao meio ambiente global em que o indivíduo está inserido e onde se desenrolam os processos desenvolvi mentais. Os vários ambientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magisterio
  • magisterio
  • magisterio
  • Magistério
  • Magisterio
  • Magistério
  • magisterio
  • magisterio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!