Maginetismo

6104 palavras 25 páginas
O magnetismo é uma força de atração ou replusion que atua à distância. É devido a um campo magnético, que é causada pelo movimento de partículas carregadas eletricamente. Também são inerentes objetos magnéticos, tais como um ímã.
Um ímã é um objeto que apresenta um forte campo magnético e atrair materiais como ferro. Ímãs têm dois pólos, chamados de norte (N) e Sul (S) pólos. Dois ímãs serão atraídos por seus pólos opostos, e cada um irá repelir o pólo como do outro ímã. Magnetismo tem muitos usos na vida moderna. Campo magnético
Um campo magnético é constituído por linhas imaginárias de fluxos provenientes de mover ou girar partículas eletricamente carregadas. Exemplos incluem a rotação de um pro tão e o movimento dos elétrons através de um arame de um circuito elétrico.
O que um campo magnético na verdade consiste de um pouco de um mistério, mas sabemos que é uma propriedade especial do espaço.

Campo magnético ou linhas de fluxo de partículas carregadas em movimento.
Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas. Estas ações verificam-se à distância e apenas algumas substâncias são influenciadas pelo campo magnético. Por exemplo, o cobre não tem propriedades magnéticas.
Pelo contrário, os materiais ferrosos são fortemente influenciados. As substâncias que têm propriedades magnéticas chamam-se, por isso, ferromagnéticas.
Chama-se ímã a um objeto com propriedades magnéticas.
Verifica-se que um ímã possui duas zonas distintas, que se chamam pólos magnéticos.
Designam-se por pólo Norte e pólo Sul. Se aproximarmos pólos do mesmo nome, eles repelem-se.
Se forem de nomes contrários, atraem-se.

Campo magnético

É possível visualizar a ação das forças num campo magnético, deitando limalha de ferro sobre uma folha de papel, por baixo do qual existe um ímã.

Espetro magnético
Com base na observação do espetro magnético, é fácil imaginar linhas de força, ao longo das quais se

Relacionados