maghbsdfg adsrgasrg refga

603 palavras 3 páginas
O volume 47, no 5, ano 2012, do periódico Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) é uma edição temática sobre o biocarvão (biochar), organizado por pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Florestas e Embrapa Solos. A publicação traz nove artigos originais, uma nota técnica e duas contribuições especiais, que foram apresentados na 3ª Conferência Internacional sobre Biocarvão, no Rio de Janeiro, entre 09 e 12 de setembro de 2010.
Os artigos desse número temático buscam contribuir para o conhecimento sobre as características de biocarvões de diferentes origens, métodos de sua caracterização, seu comportamento no solo e seu impacto na produção agrícola. As duas contribuições especiais fornecem informação sobre o potencial risco ambiental da aplicação do biocarvão no solo e sobre assuntos relacionados à certificação.
No contexto do aquecimento global, significativas mudanças são esperadas na matriz de energia utilizada mundialmente no futuro próximo. A biomassa, um recurso renovável como matéria prima para a produção de energia, é fundamental neste processo. As tecnologias que utilizam pirólise da biomassa para a geração de energia geram também biomassa transformada.
A biomassa transformada, seja de qualquer fonte, animal ou vegetal, gerada em um processo de aquecimento na falta ou sob concentração baixa de oxigênio e com o objetivo de aplicar no solo, é chamada de biocarvão, ou no idioma inglês, biochar. A produção de biomassa para a produção de energia (biocombustíveis) requisita, antes de tudo, o recurso natural solo, em termos de área ocupada e produtividade. Há várias maneiras de produzir energia e biocarvão de biomassa e o biocarvão que resulta no processo pode variar em suas propriedades físicas e químicas, dependendo do tipo de biomassa e das condições do processo de pirólise utilizado.
As tecnologias que produzem biocarvão como produto principal ou secundário da pirólise são as únicas entre as tecnologias disponíveis para a produção de

Relacionados