Magalhães, pablo antonio iglesias. flores celestes: o livro secreto de josé da silva lisboa, o visconde de cairú?

1396 palavras 6 páginas
UNEB – Universidade Estadual da Bahia
Departamento de Ciências Humanas – Campus IV – Jacobina
Disciplina: A capitania da Bahia no Império colonial Português
Docente: Hélida Conceição
Discente: Janiele de Jesus Santos
Data: 21/12/2012

FICHAMENTO
MAGALHÃES, Pablo Antonio Iglesias. Flores Celestes: O livro secreto de José da Silva Lisboa, o visconde de Cairú? São Paulo. Analisando o presente artigo, podemos ver que o objetivo do autor é descobrir se o livro Flores Celestes foi escrito por José da Silva Lisboa, deputado da Mesa de Inspeção da Capitania da Bahia. Se atentando aos aspectos que rondam o nome ou pseudônimo - José Cortez Sol Posto - escritor da referida obra. Essa é uma enigmática obra que trará confissões, revelações, homenagens a três pessoas intelectuais ligados diretos ou indiretamente ao deputado.
Esse misterioso livro de poemas foi dividido em cinco capítulos, porém não se acha pistas do primeiro capítulo. O autor busca informações em vários autores que escreveram sobre esse fato. Há vestígios que esse livros foi publicado em 1808, e escrito em 1806 quando o poeta fez 50 anos, esses indícios estão nos próprios poemas que o mesmo escreveu.
Assim, todo o artigo giram em torno do enigma que era esse poeta e se realmente ele poderia ser pseudônimo de Jose da Silva Lisboa. Por fim, mesmo encontrando grandes semelhanças entre o deputada da Mesa e o poeta, a vida de Lisboa é um mistério para muitos historiadores que procuraram decifrar e conhece a fundo a personalidade e vida social desse intelectual.

CITAÇÕES * Flores Celestes foi impresso em meados de 1807, certamente antes dos tumultos políticos que varreram Portugal nos últimos meses daquele ano. É possível que seu autor lhe tenha preparado os poemas pelo menos um ano antes, em 1806. Então é presumível que ele tenha completado 50 anos em meados de 1806, mas certamente isso ocorreu entre a redação dos Ramalhetes

Relacionados