Mafalala- Desenvolvimento Comunitário

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 25 de julho de 2014
1. Introdução:
A palavra comunidade, nos remete à palavra comum, ou seja, leva-nos a pensar em um grupo de pessoas com interesses comuns. Neste trabalho será feita uma análise no bairro da Mafalala, visando medir o nível de participação dos intervenientes na vida do próprio bairo, para uma melhor percepção encontraremos uma revisão de literatura em que definiremos alguns conceitos que nosguiarão nessa análise, em seguida a descrição do bairro, envolvendo aspectos históricos, sociais e geográficos, e ir-se-á confrontar a descrição feita com a revisão de literatura encontrada, por fim a conclusão e as referências bibliográficas usadas para a elaboração do trabalho.
















1.1. Objectivo Geral:
Analisar o nível de intervenção dos moradores e organizações nodesenvolvimento do Bairo da Mafalala.

1.2. Objectivos Específicos:
Rever a literatura sobre a comunidade;
Descrever o bairro da Mafalala;
Identificar as Estrutura Administrativa do Bairro e sua hirarquia;
Identirficar instituições e associações que desenvolvem actividades no bairro.

1.3. Metodologia:
Por ser um trabalho de campo que precisou de dados para análise, foi feita uma observação nobairoo, e em conversa com algumas pessoas idosas e residentes no bairro deste o nascimento do bairro foi se colectando algum material importante.
Pela desconfiança, e també pela burrocracia dos responsáveis pela administração do bairro foi impossível recolher alguma informação desses individuos, porém foram envidados esforços na recolha de dados.

1.4. Justificação:
Nos dias de hoje, aspessoas vivem em comunidade, contudo muitos deles não êm a percepção do que é realmente viver em comunidade e participar da vida da comunidade, assim com este trabalho oscolegas e demais interessados, ou queles que puderem ter posse do presente trabalho poderão perceber oque é a vida em comunidade e passarão a conhecer mais sobre o bairro da Mafalala em particular.



2. Revisão de Literatura2.1. Bairro
Segundo o site wikipedia.com, Em Moçambique, os bairros são subdivisões administrativas dos distritos urbanos com funções importantes na identificação dos residentes e na atribuição de áreas para construção ou agricultura. São dirigidos por "Secretários" e, para além de estabelecerem a ligação com o nível superior da administração (para resolver questões, por exemplo, de saúde,educação ou salubridade), podem ainda considerar-se como uma primeira instância de aplicação da justiça a nível conciliatório.

2.2. Comunidade
Segundo Weber (1987), é uma relação social na medida em que a orientação da ação social, na média ou no tipo ideal baseia-se em um sentido de solidariedade: o resultado de ligações emocionais ou tradicionais dos membros.
De acordo com Fichter (1967) umacomunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Das definições acima podemos encontrar alguns elementos que caracterizariam uma comunidade, que são a territorialidade, a ligação entre o sentimento de comum, caráter e a existência de formas próprias decomunicação.

2.3. Perfil dos Membros de uma Comunidade
Sobre a comunidade, o site queconceito.com.br, dentro de qualquer comunidade autêntica, cada um dos seus integrantes necessita ter consciência do que são em si mesmos como essência. Este é o oferecimento que cada um dos indivíduos de uma comunidade faz ao resto dos integrantes da mesma, ao mesmo tempo em que também é seu próprio compromisso a cadaum dos demais que convivem em uma comunidade.
Essa ideia nos leva a crer que para que se faça sentir a vida em comunidade deve haver entrega de todos os membros, haver um comprometimento e com vista ao alcance dos objectivos.

Os membros da comunidade são todos aqueles que dela fazem parte e coincidentemente cidadãos de um determinado país, para complementar a informação obtida no site...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento comunitario
  • Desenvolvimento comunitário
  • Desenvolvimento Comunitario
  • desenvolvimento comunitario
  • Educação de Adultos no Contexto de Desenvolvimento Comunitário
  • Fundos comunitários e desenvolvimento social das regiões do interior
  • Desenvolvimento endógeno e turismo comunitário: a comunidade cachoeira – nova xavantina-mt como cenário
  • CONTRIBUIÇÃO DA GOVERNANÇA AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: Exemplo de Uma Cooperativa de Manejo Florestal...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!