Mae coruja

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
MÃE CORUJA 

          O escritor, poeta e fabulista francês La Fontaine (1621-1695) deixou uma obra literária que inclui contos, novelas românticas e peças teatrais, além de versos místicos,poemas soltos e fábulas. Apesar de grande parte dos seus 240 apólogos serem baseados nos trabalhos de Esopo, Fedro e Babrio, ou em lendas francesas e orientais, ainda assim esses trabalhos sãoverdadeiras obras-primas que exerceram grande influência na cultura francesa até hoje. 

          La Fontaine humanizou os animais caracterizando-os com os costumes da sociedade do seu tempo, refletindoneles suas observações da natureza. Como na fábula “A águia e a coruja” , em que as duas aves decidem firmar entre elas um acordo de paz e não-agressão, no qual a águia promete não devorar os filhos daoutra pactuante. Mas para poder cumprir fielmente o prometido ela então pede à coruja que lhe forneça uma descrição dos seus filhos, e esta esclarece:

“Vai ser muito fácil reconhecê-los. Bastavocê prestar atenção na sua beleza, porque eles são os filhotes mais encantadores, mais elegantes e mais sedutores de todos os bichos de pena que possam existir na face da Terra. Por isso, não há comoerrar!”. 

          No dia seguinte, durante o vôo em que cuidava de encontrar o seu almoço, a águia avistou entre as ramagens da árvore mais alta daquela área que examinava, um ninho cheio defilhotes horrorosos de um pássaro que ela não identificou. E aí a caçadora não hesitou um segundo. Voou como uma flecha em direção ao ninho e fartou-se alegremente com a refeição que o acaso haviacolocado à sua disposição. Pouco tempo depois, ao tomar conhecimento da desgraça que havia acontecido, a desconsolada coruja foi reclamar com a águia, e esta respondeu que a culpa não era dela, mas sim damãe que não soubera explicar corretamente a verdadeira aparência dos seus filhos. 

          Assim é a vida, e por isso a expressão “mãe coruja” tornou-se símbolo de uma situação que retrata com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coruja
  • CORUJA
  • Coruja
  • A coruja
  • O CORUJA
  • Corujas
  • A coruja
  • corujas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!