Madre Regina Protman

3740 palavras 15 páginas
ÍNDICE
Introdução 2
I. A santidade 3
II. vida de Regina 4
III. A nova e brilhante estrela 5
IV. gratuidade do amor 7
V. Os primeiros votos e a primeira regra 8
1. Os Conselhos Evangélicos 8
2. A vivência da Regra 8
VI. Uma alma volta para Deus 11
VII. Sua Beatificação 13
Conclusão 14 bibliografia 15

Introdução
Este trabalho acadêmico tem a finalidade de apresentar a vida da Bem aventurada Regina Protmann.
Veremos que Regina era uma jovem vaidosa, piedosa, bonita, inteligente e de família rica e honesta que viviam em Braunsberg, Polônia. Que aos 19 anos deixou a casa dos pais para servir a Deus ajudando os mais pobres e necessitados, fundando assim, com ajuda do Bispo da sua diocese, a Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir.

I. A santidade
Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, a Igreja é infalivelmente santa. Por isso todos são chamados à santidade1. “A Igreja, unida a Cristo, é santificada por Ele; por Ele e nele torna-se também santificante... É na Igreja que está depositada a plenitude dos meios de salvação. É nela que adquirimos a santidade pela graça de Deus.”2 Portanto, devemos buscar essa perfeição, como nosso Pai celeste é perfeito. (Cf. Mt 5, 28)
“Buscar a santidade é lutar contra o pecado, pois ele é a grande muralha que nos separa de Deus e nos impede de sermos santos.”3 E São Paulo é bem claro quando dirige-se aos romanos: “O salário do pecado é a morte.” (Cf. Rm 6, 23)
O santo vive na paz e na perene alegria, embora caminhando sobre brasas muitas vezes... São Domingos Sávio, dizia que a santidade consiste em cumprir bem o próprio dever e ser alegre. E essa alegria, muitas vezes inexplicável para nós, é sustentada no abandono nas mãos de Deus...4
Ser santo, acima de tudo é pertencer totalmente a Deus; é não guardar nada no coração que não seja dele; é dedicar-lhe toda a nossa vida: desejos, sentimentos, pensamentos, palavras e atos. É fazer tudo por amor a Ele,

Relacionados