Madre Esperança O desabrochar pedagógico de Deus na histoeria

7982 palavras 32 páginas
1.1 O desabrochar pedagógico da misericórdia de Deus

A história de Madre Esperança, Maria Josefa Alhama, inicia-se na pequena vila de Santomera, localizada na região da Murcia, na Espanha. Atualmente essa região é conhecida por sua grande capacidade de produção de frutas cítricas, o que lhe rendeu o cognome de limoeiro da Europa1.
A vida neste vilarejo, por volta do ano 1921, período em que Madre Esperança já era nascida, não era muito fácil ou tranquila. A população era vítima constante da natureza que a fazia sofrer com a seca e a infertilidade da terra. No período das chuvas, ocorriam as inundações do rio Secura que atravessa a região da Murcia, bem como as rambladas, fenômeno em que a água da chuva desce pela colina, canalizando-se e arrastando tudo o que encontra pela frente. Em uma dessas rambladas, Madre Esperança perdeu um irmão chamado Jesus Maria que foi arrastado pela correnteza juntamente com a sua casa2.
Por conseqüência das inúmeras dificuldades naturais que circundavam o pequeno vilarejo de Santomera, as pessoas que viviam nessa região da Espanha eram famílias muito pobres. Muitas delas, devido a tais circunstâncias, eram obrigadas a deixar tudo ou o pouco que possuíam e migrarem para Barcelona em busca de trabalho e melhores condições de vida3.
As pouquíssimas famílias que permaneciam no local viviam em condições de extrema pobreza, sem trabalho e, muitas vezes, sem moradia, devido às tragédias naturais que de vez em quando assolavam aquela região. Nessa condição encontrava-se a família de Madre Esperança. Por esse motivo, os primeiros anos de sua vida foram marcados pela penúria e pela falta de segurança. Sua família possuía grande dificuldade de autossustentação. O pai era um trabalhador do campo e sem terra, com grandes dificuldades para encontrar trabalho, já que a região era muito pobre e o trabalho era muito escasso4. Esse cenário de dificuldade e turbulência fomenta na população local uma profunda religiosidade e caridade, vividas

Relacionados