Madeira Mamore

Páginas: 10 (2326 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
Escola E. E. F. M. “Prof.º José Francisco.
Aluno: Adriana, Júlio Cesar.





Estrada de ferro Madeira - Mamoré











Ji-paraná, (RO) Setembro 2014.
Introdução

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma ferrovia construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho a Guajará-Mirim, no atual estado de Rondônia.
Ficou conhecida à época como a "Ferrovia do Diabo" devido às milhares de mortes detrabalhadores ocorridas durante a sua construção devido às doenças tropicais, complementar à lenda de que sob cada um de seus dormentes existia um cadáver.





















HISTORIA

Todo mundo sabe que a Estrada de Ferro Madeira - Mamoré teve seu passado de glórias, considerando-se seu papel decisivo na criação do Território do Guaporé e seu desenvolvimento, bem como sua transformação no Estadode Rondônia.
No entanto, já se vai um século de abandono e falta de respeito com esse patrimônio histórico que é o retrato de um povo, a certidão de nascimento do chão que pisamos e que hoje chamamos de Rondônia em homenagem àquele que desbravou essas paragens do poente há mais de um século.

Patrimônio histórico e cultural inalienável e de incalculável valor, os rondonienses que amam essa terrase batem muito pela sua preservação, preocupação esta que incide na mente e no coração de um membro do Poder Judiciário em cujo âmago vive uma alma e um coração amazônicos. Diz o ditado: bebeu a água do Madeira... Pronto: Já me sinto mais uma sentinela avançada na luta pela preservação da nossa história, vitória inarredável da nossa cultura e valores sobre a avalanche de baboseiras vendida cara nomerchandising televisionado das 20 horas.

Daí surgiu a ideia de realizar uma inspeção judicial para atestar pessoalmente o estado da EFMM após a enchente que a castigou ainda mais: o ato judicial teve lugar no “Prédio do Relógio” da Av. 7 de Setembro, antiga sede da administração da Ferrovia e em seguida em todo o seu complexo no Pátio da Estação, dia 25.04.2014. Não vou aqui repetir tudo o quevi (e o que ouvi dos antigos funcionários admirados pela presença de um juiz: disseram que nunca viram um ir ali), mas devo registrar, sim, que um dia só não seria suficiente para atestar tantas irregularidades e descaso.

Antigos funcionários colaboraram muito com a Justiça. Seus nomes: Sr. Moisés (não anotei o sobrenome), Sr. Jesus Lord Brown e Sr. José Bispo de Morais. Com suas própriaspalavras e o olhar pleno de lágrimas, falaram da própria história de entrega à EFMM e sobre a catástrofe que sobre ela se abateu, frente ao passado de dignidade e respeito por serem funcionários daquele que é o principal cartão postal do Estado.

O acervo da EFMM constitui o registro vivo da maior epopéia humana até então registrada no seio do continente americano, é o referencial histórico e sentimentaldo povo de Rondônia. Os primeiros indícios da pretensão de construí-la datam de 1846, quando o engenheiro boliviano José Augustin Palácios defende junto às autoridades de seu país, pela primeira vez, que a Bacia Amazônica seria o meio mais eficiente de saída dos produtos bolivianos para o exterior, através do Atlântico. Em 1861 o General boliviano Quentin Quevedo pleiteia a construção de umaferrovia para suplantar o trecho encachoeirado do Rio Madeira. O engenheiro e expedicionário brasileiro João Martins da Silva Coutinho, experiente colaborador do Governo do Amazonas, imediatamente propôs que o Brasil se unisse à Bolívia para tornar viável o empreendimento comum. 

O governo boliviano dera início à empreitada, ao contratar o engenheiro ferroviário americano Coronel George Earl Churchpara planejar um acesso entre as cachoeiras. Imaginando canalizar o Rio Madeira, organiza uma empresa de navegação nomeada National Bolivian Navigation Company. Após encontrar o Imperador D. Pedro II, Church altera o nome e objetivos sociais da Cia. para viabilizar a construção da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, assim batizada pelo Imperador. Capitaneada em momento primeiro pela empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrada de Ferro Madeira Mamoré
  • Estrada de ferro madeira mamoré
  • praça da estrada de ferro madeira mamoré
  • PARQUE MADEIRA MAMORÉ
  • Slide estrada de ferro madeira-mamoré
  • Estrada de ferro madeira-mamoré resumo
  • PARQUE LINEAR MEMORIAL DAS ETNIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
  • Estrada de ferro madeira-mamoré: estudo de caso sobre a ausência da metodologia de gerenciamento de projetos .

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!