macunaima

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
Analise da obra Macunaíma.


1- comparando o herói Macunaíma, de Mário de Andrade, ao herói Peri, de José de Alencar:
a) Explique por que Mário de Andrade faz uma revisãodo indianismo romântico;

Os modernistas tentavam reconstruir a cultura nacional fazendo uma crítica do passado. Assim, Mário de Andrade passou a substituir Peri, o “bomselvagem", valente, virtuoso, por Macunaíma, malandro, mentiroso, sem caráter algum. Essa é a reconstrução do passado e da cultura brasileira.

b) Aponte semelhanças entre os projetosliterários dos dois escritores;
(Mário de Andrade e José de Alencar)
Tentavam construir uma identidade nacional, mas cada um tinha sua própria maneira. Sendo que os doisdefendiam o uso de uma linguagem brasileira, com a escrita da pronúncia brasileira e não portuguesa das palavras. 
2 - Releia o cap.9 “cartas para icaminhaba”, de Macunaíma nele, oemprego de uma linguagem erudita e complexa, feito como paródia visa criticar certos setores da cultura brasileira, identifique-os.
Em si a carta é uma paródia da linguagemformal, e com um uso de palavras mais difíceis, descrevendo São Paulo, mas querendo pedir dinheiro para as Icamiabas. Uma crítica voraz aos parnasianos, com construções gramaticaisraras e vocabulário requintado. 
Há também certa ironia ao povo, que fala com erros, mas escreve de maneira totalmente diferente: falam numa língua e escrevem em outra.
Ocorrecritica aos capitalistas. Macunaíma diz que o dinheiro é o "curriculum vitae" da Civilização, que as coisas são feitas visando o "vil metal". Ironicamente critica os políticos,salientando sua honestidade e moral.

3 – Por que se pode afirmar que em Macunaíma existe influencias do surrealismo. Retire elementos da obra que comprove sua resposta.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macunaíma
  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • macunaíma
  • Macunaíma
  • Macunaima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!