macunaíma

Páginas: 8 (1763 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
 Macunaima nasceu na amazonia, e era muito feio. Ate os 6 anos ele era muito preguiçoso “ ai que preguiça”. Os outros faziam tudo pra ele. A diversão dele era decepar a cabeça das formigas. Ele tinha dois irmãos, o Jiguê . e o Maanape, velho, feiticeiro. Ele não respeitava muito, só os da tribo, ele passava a mão nas grassas das moças. Na casa aonde ele morava na maloca, ele dormia na rede,de noite ele fazia xixi na mãe dele. Macunaima queria passear no mato, e a mãe não podia ir. Daí ele chorou dia e noite. Certo dia, Macunaima pede denovo pra sua ir passear, dai a mãe não podia e convidou a sua cunhada, Sofará, e ela foi. Ele pediu pra ela levar ele no mato, e ele se transfora em príncipe e ele “bricaram”.
Volta a ser criança,e voltavam pra casa, e ela não fazia os serviços decasa, e ela apanhava do Jigué.
Em uma dessas idas pro mato, ele caçou uma anta e a Sofará ela virou uma onça. Ele volta pra tribo e ele fala que caçou uma anta, mas ninguém acredita ele busca a anta , o irmão dele reparte as carnes, e ele só fica com as tripas, e promete vingança.
Sofará e Macunaima vão brigar denovo, e ele vai atrás e decobre, dai ele vai denovo, e descobre, e bate na Sofará, edevolve ela pra pai dela.
Macunaima chora. Jigué conhece a Iriqui, Macunaíma começou a sair com ela e eles foram “brincar”.
No outro dia ele queria brincar e ele queria brincar no cipó, dai eles pegavam os peixes, eles queria ir em uma gruta. Daí os três irmãos foram procura o jibó, ai eles passam o dia inteiro brincando e não tinha nada, macunaima tava enganando (anti-heroi)
Na tribo elestavam passando fome, Macunaíma sabia aonde tinha comida, mas não queria ele dai a mae dele levou ele no canfudó do Judas.
Nesse lugar, Macunaima não podia mais crescer, era tipo uma floresta encantada, daí ele começa a anda e ve o curupira, daí ele perguntou para o curupira como ele voltava pra casa, daí e o curupira engana ele, porque ele também tava com fome. Curupira dá um pedaço da carne daperna dele, e a carne responde macunaima.
Curupira então sabe aonde Macunaina ta, por causa da carne, e ele persegue macunaima(rapsódia)
Macunaima era preguiçoso, e não seguiu o caminho que curupira tinha passado, daí ele vomita a carne porque ela ta avisando que era curupira que queria a carne dele.
Daí ele chega na casa de uma Cotia, que era uma velha, daí ele fala com a Cotia, e ela contacomo fugiu de curupira. Ele joga feitiço e ele fica com cara de criança e corpo de adulto.
Macunaima acha o caminho e volta pra casa e brinca com Iriqui, Jigue descobre e deixa Iriqui ficar com Macunaíma.
Macunaíma saí para caçar e encontra uma viada aí ele mata a viada, e grita de felicidade, aí ele chega perto e desmaia, ele vê que matou a própria mãe. Os três irmãos se dão as mãos junto comIriqui, e e saem os quatros que saem da Amazônia
Eles foram pro Brasil a fora,e deixaram ela sentada se pintando.
Eles passam por uma tribo e eles veem, Ci a mãe do mato. Macunaina saiu ccorrendo porque queria brincar com ela, e ela não queria e começaram a brigrar forte, e Macunaina começou a sangrar, dai ela ganha um paulada na cabeça, ela desmaia, e ele “brinca” com ela.
Ela gostou, e ele virouimperador do mato virgem. Eles criaram novas aventuras amorosas juntos.
Eles ficam no mato com a Ci.
Ci comandava as icamiabas, que eram gurerreiras índias.
Passa-se 6 meses, Ci engravida, nasce um menino, ele logo morre porque ele toma o leite, e uma cobra chupa o leite da Ci, e ele mamou desse leite.
Dai o bebe morre, enterram ele, e depois ve que nasce um pe de guaraná em cima daonde eletinha sido enterrado (rapsódia) Ci da um amuleto pra macunaimo, Ci morre e vira o Beta- centauro. Ele fica muito triste e vai embora em direção a São Paulo, pela floresta amazônica.
Manape, o feiticeiro, fez um feitiço pra esquecer um pouco as tristezs. Nooutro dia na mata escutam a cascata que chorava, era uma índia, que tinha se transformada em uma cachoeira.
Macunaima fica brabo e diz que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • macunaíma
  • Macunaíma
  • Macunaima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!