macunaíma

Páginas: 10 (2319 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
Macunaíma, a trajetória de um herói moderno
Por Valter Aparecido Barcala*





Resumo: O presente artigo tem por objetivo demostrar o caráter modernista de Macunaíma, pautando-se mais no filme do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, realizado em 1969, do que no livro de Mário de Andrade escrito em 1928.
Palavras-chave: cinema; folclore; sociedade.
Abstract: This article intends todemonstrate Macunaíma’s modernist character, based more on Joaquim Pedro Andrade’s film, 1969, than Mario Andrade’s book, written in 1928.
Keyword: Movie, Folklore, Society.

1. Introdução
Mário de Andrade foi um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, onde obras inovadoras e vanguardistas que rompiam com os padrões estéticos até então vigentes foram apresentadas ao público paulistano noTeatro Municipal.(Divalte; 2002,p.327). Mário de Andrade procurou fazer uma ponte entre a expressão popular e a erudita, alcançando as classes menos favorecidas através de sua própria produção cultural.
Chegar as massas também era um preocupação do Cinema Novo, principalmente após 1964.
O movimento denominado Cinema Novo inicia-se no final dos anos 50, tendo como meta a produção independente ede baixo custo. O cineasta Nelson Pereira dos Santos afirmou:

O Cinema Novo representou a descolonização do cinema, como a que tinha acontecido antes com a literatura. Por isso, há influência da literatura
nordestina, dos anos 30, de Jorge Amado, Graciliano. E não podemos esquecer os nossos paulistas, como Oswald e Mário de Andrade. A música(...) , a pintura brasileira foi a vanguarda dadescolonização, que deu mais essa coisa de reconhecer a verdadeira face do povo brasileiro. Por exemplo, Di Cavalcante, Pancetti, (...) Portinari.” (Ridenti, 2000, p. 90).

A década de 60 é marcada por profundas transformações, crescente urbanização, desenvolvimento dos meios de comunicação, transportes, industria. No plano político, um modelo ufanista e cerceador dos direitos políticos econstitucionais, principalmente após a decretação do Ato Institucional n.5, o artigo 5 e 6, do mesmo Ato, decretava:
ART.5 A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:
I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;
II- suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;
III- proibição de atividades ou manifestação sobreassunto de natureza política;
IV- aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:
a)liberdade vigiada;
b) proibição de freqüentar determinados lugares;
c) domicílio determinado.
§ 1º
O ato que decretar a suspensão dos direitos políticos poderá fixar restrições ou proibições relativamente ao exercício de quaisquer outros direitos públicos ou privados.
§ 2º
As medidas desegurança de que trata o item IV deste artigo serão aplicadas pelo Ministro de Estado da Justiça, defesa a apreciação de seu ato pelo Poder Judiciário.

ART. 6 “Ficam suspensas as garantias constitucionais ou legais de: vitaliciedade, inamobilidade e estabilidade, bem como a de exercício em funções por prazo certo.

No plano cultural, o tropicalismo buscava uma linguagem brasileira paraexpressar os problemas brasileiros.

“Alguns autores ousaram sugerir traduções políticas para o tropicalismo: segundo Roberto Schwarz, em texto produzido no calor da agitação política e cultural dos anos 60, o tropicalismo seria, em sua proposição de entrelaçamento estético entre o moderno e o arcaico, uma expressão ambígua entre crítica e integração ao que significou politicamente a instauraçãoda ditadura militar, também ela articuladora do moderno e do arcaico.”
(Ridente, 2000, p. 280)

Dentro deste panorama, o Movimento Modernista de 1922, e os modernistas são revisitados. Randal Johnson afirma, “há muitos paralelos entre o modernismo e o cinema novo. Ambos os movimentos foram reações contra o código dominante nas suas respectivas áreas de significação: o modernismo, contra o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macunaíma
  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • Macunaíma
  • Macunaima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!