Macromoléculas

Páginas: 4 (998 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014
Macromoléculas
As macromoléculas são moléculas grandes constituídas de unidades estruturais que se repetem, os monômeros. Elas constituem os polímeros e podem ser divididas em naturais esintéticas. As macromoléculas naturais são os glicídios, lipídios, as proteínas e os ácidos nucléicos. Elas não são absorvidas diretamente pelo nosso organismo, é necessário que ele as quebre e as tornemoléculas menores que o nosso corpo será capaz de aproveitar e absorver.
O glicídios, conhecidos também como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias constituídas fundamentalmente porátomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são a principal fonte de energia para os seres vivos e podemos encontrá-los em alimentos do nosso dia-a-dia. Os principais glicídios são:
- glicose(muito utilizado na indústria de alimentos, na fabricação de doce e balas)
- frutose ou levulose (podemos encontrá-la no mel e em outras frutas)
- sacarose (podemos obtê-la através da cristalização docaldo de cana ou através da beterraba)
- lactose (presente no leite)
- celulose (fibra insolúvel presente na linhaça)
- amido (encontramos em vegetais, mas principalmente em cereais como arroz, milhoe trigo)
- glicogênio (presente nos músculos e no fígado dos animais)
Os Glícidios têm função estrutural (construtora ou plástica) e armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio,e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos. 

Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, cicatrizante (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, porexemplo, a alergia causada por crustáceos).

Os lipídios são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. De extrema importância para o bom funcionamento de nosso corpo, elesconstituem os óleos e as gorduras animais e vegetais. Podemos encontrá-los em alimentos como manteiga, azeite de oliva, óleo, presunto e em frutas gordurosas, como o coco e o abacate. Dentre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macromoleculas
  • Macromoleculas
  • Macromolecula
  • Macromoléculas
  • Macromolecula
  • macromoléculas
  • macromoleculas
  • Macromoleculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!