Macroeconomia

Páginas: 36 (8840 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
TERCEIRA UNIDADE

DEMANDA E OFERTA - EQUILÍBRIO DE MERCADO MICROECONOMIA


3.1. Introdução


Esta é parte da Teoria Econômica que se envolve com a Microeconomia. Estuda o comportamento das famílias e das empresas, e os mercados que atuam.
A Teoria Econômica representa um só corpo de conhecimento, porém, como os objetivos e métodos de abordagem podem diferir, de acordo com a área deinteresse do estudo, é realizada uma divisão conforme a seguir:
Microeconomia: envolve-se com o comportamento dos consumidores e produtores e o mercado no qual se integram. Seu foco de análise, ainda que parcial, é a determinação dos preços e quantidades em mercados definidos. Portanto visa diretamente as empresas, mas o mercado onde elas e consumidores interagem.
Macroeconomia: estuda adeterminação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, investimento, exportações, nível geral de preços, etc., cuja finalidade é a definição de política econômica. Seu enfoque é conjuntural e de curto prazo; preocupa-se com inflação, desemprego.
Desenvolvimento Econômico: estuda modelos de desenvolvimento que produzam o aumento do padrão de vida das pessoas. Seu enfoque é estrutural e longoprazo; preocupa-se com o crescimento da renda e sua distribuição, etc.
Economia Internacional: estuda as relações de troca entre países - transações de bens e serviços e transações monetárias. Trata da determinação da taxa de câmbio, do comércio exterior e das relações financeiras internacionais.


3.2. Divisão da Microeconomia


A Microeconomia está dividida em quatro grandes partes conforme aseguir:

a) Teoria da Demanda ou Teoria da Procura estuda as diferentes formas que a demanda pode assumir, e os fatores que a influenciam.
b) Teoria da Oferta abrange a Teoria da Produção, que estuda o processo de produção dentro da ótica econômica, e a Teoria dos Custos de Produção, que classifica a analisa os custos.
c) Análise das Estruturas de Mercado trata da maneira como estãoorganizados os mercados, e como é determinado o preço e quantidade de equilíbrio nesses mercados.
d) Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-estar estuda a integração de todos os mercados simultaneamente, e seu impacto em todos os agentes.


3.3. As Funções: Demanda e Oferta


Nos sistemas capitalistas de livre empresa, os problemas básicos da economia são decididos pelas empresas oufirmas, em função das preferências dos consumidores, através dos mercados competitivos. O mecanismo que reflete essas preferências é o sistema de preços.
Em um mercado, um produto é adquirido e vendido. Na maioria deles, o comprador e o vendedor têm um encontro frente afrente. Quando alguém compra alimentos, entra pessoalmente no estabelecimento do vendedor. Entretanto, a proximidade não énecessária para a existência de um mercado. Por exemplo, a transação típica de uma bolsa de valores ocorre assim: um paulista telefona ao corretor e manda comprar 50.000 ações do Banco do Brasil. Simultaneamente, um paranaense telefona para outro corretor e manda vender 50.000 mil ações. A transação é fechada na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro entre representantes dos dois corretores.
Genericamente,pode-se, pois afirmar que o mercado é o local onde compradores e vendedores se reúnem para realizarem operações de compra e venda de bens e serviços em geral.
De acordo com as hipóteses de racionalidade econômica - os consumidores e as empresas desejam maximizar sua satisfação e seus lucros, respectivamente - as preferências ou motivações se expressam em decisões e atos individuais deconsumidores e empresários, que se refletem de forma coletiva nos mercados, através das forças da procura e oferta.
Muito embora saibamos que os preços dos bens e serviços dependem de uma série de fatores, pode-se dizer, em geral, que eles são determinados pela oferta e procura. Assim, a oferta e a procura são categorias gerais que incorporam ou sintetizam toda uma grande variedade de forças, causas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconômia
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!