Macroeconomia

Páginas: 14 (3488 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O DESENVOLVIMENTO DA ZONA FRANCA DE MANAUS NO MODELO DA MACROECONOMIA PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS


Dioneia Miranda
Esmeraldo Filho
Anderson Brito da Silva
Prof: Edna Maria
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Logística Turma (LOG0141) – Pratica do Modulo Seminário
30/06/2014




RESUMO

O presente trabalho temcomo tema: o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus no modelo da Macroeconomia para a indústria de motocicletas, de modo que observar-se a eficiência de seus processos que Polo Industrial de Manaus e a competitividade que possui em virtude dos benefícios fiscais concedidos às empresas do Distrito Industrial que se instalaram desde 1967. O polo industrial de Manaus é administrado pelaSuperintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, autarquia ligada ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior- MIDC, sendo instituída através do Decreto Lei 288 de 28 de fevereiro de 1967. O polo industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos,principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. Quando instaladas recebem isenção do imposto de importação, que permitem que as empresas atuem como montadoras usando tecnologia internacional. Conclui-se que esse estudo éfundamental para o entendimento e novos conhecimentos que o acadêmico adquire ao longo das pesquisas, fornecendo-lhes dados que contribuirão para sua vida profissional e pessoal.
Palavras-chave: Desenvolvimento; macroeconomia; produtos.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo pretende-se abordar a importância do desenvolvimento da Zona Franca de Manaus e o quanto a macroeconomia para as indústrias demotocicletas possam obter êxitos pelos segmentos industriais, empresariais, tanto nas operações do mercado nacional bem como no exterior e contribuem para o crescimento econômico, social dentro da cidade de Manaus abrangendo mercados nacionais de modo que possam gerar empregos e benefícios sociais.
Nas conjunturas nacionais e internacionais, o comércio exterior vem apresentando alternativa decomplementações cada vez mais efetiva para as empresas se desdobrarem diante de situações de retrações internas, de diversificações de seus mercados e de intercâmbios tecnológicos dentre outras alternativas impostas por essa conjuntura globalizada, como por exemplo: políticas protecionistas, elevação da taxa de câmbio, impostos de importação.
Neste contexto, o governo seja estadual ou federal, promovempolíticas que visam garantir a proteção das fronteiras internacionais, para que o Polo Industrial de Manaus possa superar estes desafios e participar desta fatia de mercado internacional.
Quanto aos meios, a pesquisa foi classificada como, bibliográfica porque utilizou documentos e relatórios elaborados e mantidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), pela Superintendência daZona Franca de Manaus (SUFRAMA), Receita Federal e outros.











2 – DESENVOLVIMENTO

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatoresimportantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.
Para o autor MILES (2005) conceitua que a macroeconomia, “Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica.”
Com intuito de entender e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconômia
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!