Macroeconomia

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2013
Mercado de trabalho Português



Outubro de 2013



Resumo

Este relatório tem como assunto principal o mercado de trabalho em Portugal, tendo como principal função dar a conhecer um pouco mais sobre as características atuais deste mercado e quais as suas principais falhas.

Ao longo deste relatório, recorrendo a estatísticas reais, serão analisadas uma a uma as principaiscaracterísticas deste mercado de forma a compreender como está a nossa economia.


Palavras-chave: População ativa; Desemprego; Salário mínimo;
Subsídio de desemprego;







1. Introdução


O mercado de trabalho é caracterizado por um modelo típico de procura e oferta de um dado bem (neste caso de mão-de-obra), em que a oferta é realizada pela população ativa que oferece a suadisponibilidade para trabalhar e a procura é realizada pelas empresas (ou entidades empregadoras) que procuram pessoas para cumprirem determinadas funções.
Como qualquer modelo de oferta-procura, este encontra-se em equilíbrio quando há uma igualdade entre ambas as partes e encontra-se em desequilíbrio quando tal não se verifica.
São vários os motivos que podem levar ao desequilíbrio do mercado detrabalho, como por exemplo a existência de um salário mínimo superior ao salário de eficiência. Quando tal se verifica há um grupo de população ativa que estaria disposto a trabalhar por um salário mais baixo mas tal não é possível devido às leis existentes.


Imagem1. População Ativa em Portugal



Uma vez em desequilíbrio o mercado tenderá a voltar para o pleno emprego, no entanto esteprocesso pode ser bastante demorado e custoso para a sociedade



2. Mercado de trabalho Português




Das características do mercado de trabalho há várias que se destacam dada a sua importância na actualidade. A quantidade de pessoas que integram a população ativa, o nível de desemprego desta população, os salários mínimos (quando existam), os salários médios e os subsídios médiospagos aos desempregados.



Quanto à população ativa, quer masculina ou feminina, esta tem vindo a aumentar ao longo das últimas décadas, verificando-se uma convergência da oferta de trabalho feminina face à masculina, o que reflecte a mudança de mentalidades quanto à posição da mulher no mercado de trabalho. Nos últimos dois anos verifica-se uma estagnação da oferta de trabalho por volta dos5.600.000 indivíduos.



No que respeita ao salário médio mensal este tem também vindo a aumentar com o passar dos anos. A partir de 2009 deixou de crescer como era costume, principalmente fruto da crise económica que se começou a fazer sentir nesta altura, e manteve-se estável por volta dos 880€.


Imagem2. Salário médio mensal

Imagem3. Salário Mínimo Nacional


Como podemosconfirmar pelo gráfico seguinte, o salário mínimo nacional também aumentou ao longo dos anos até 2009, momento a partir do qual começou a estabilizar. Mais uma vez esta estabilização pode ser explicada pela situação económica do país, uma vez que a chegada da crise fez a economia portuguesa estagnar e abrandar as tendências de evolução.

Do mercado de trabalho português, sem dúvida que o assuntomais falado e mais problemático nos últimos tempos tem sido o elevado desemprego a que assistimos. Desde o ano de 2000 que a taxa de desempregados não para de crescer, tendo-se acentuado ainda mais a partir de 2009. Esta problemática está mais presente na vida dos jovens por volta dos 25 anos do que na das pessoas mais velhas. No entanto este facto não significa que o desemprego seja mais elevadonos jovens que procuram emprego pela primeira vez. Pelo contrário, jovens que procura emprego pela primeira vez têm uma taxa de desemprego muito mais reduzia do que aquele que já trabalharam e já descontaram alguma vez e isso prende-se com o facto de as empresas terem benefícios económicos por parte do estado em contratarem jovens que nunca tenham trabalhado (como por exemplo isenção no pagamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconômia
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!