Macroeconomia

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
A Macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo, examinando as forças que afetam o conjunto das empresas, dos consumidores e dos trabalhadores ao mesmo tempo.
Contrasta com aMicroeconomia que estuda os preços, as quantidades e os mercados individualmente.
O Nascimento da Macroeconomia John Maynard Keynes. Grande depressão

A teoria Macroeconômica teve início com JohnMaynard Keynes (1883-1946), um génio multifacetado reconhecido nos campos da matemática, da filosofia e da literatura.
A sua grande contribuição foi exposta no seu livro Teoria Geral do Emprego, do Juroe do Dinheiro (1936) onde argumentou que as políticas governamentais - orçamental e monetária - podem influenciar o produto e assim reduzir o desemprego e encurtar as recessões econômicas.
As suasteorias foram aplicadas com sucesso a seguir à grande depressão dos anos 1930 e ainda hoje influenciam economistas e políticos de todo o mundo
O PIB é a quantificação do valor de mercado de todos osbens e serviços finais – pão, cerveja, automóveis, espectáculos, viagens, etc. – produzidos num país no período de um ano.
O PIB nominal é medido com preços correntes de mercado, ou seja, no ano em queo produto foi produzido e comercializado.
O PIB real é calculado com preços constantes – calcula-se o número de automóveis e multiplica-se pelo preço dos automóveis num dado ano base, leva em contaapenas as variações nas quantidades produzidas dos bens.
O PIB potencial representa o nível sustentado máximo de produto que a uma economia pode gerar. Quando o produto cresce acima do produtopotencial a inflação dos preços tende a aumentar, enquanto que um produto abaixo do potencial conduz a um desemprego elevado.
De todos os indicadores macroeconômicos, o emprego e o desemprego são dos maisdiretamente sentidos pelas pessoas. Em termos macroeconômicos os objetivos são os de emprego elevado que é a contrapartida de desemprego reduzido.
A taxa de desemprego é a percentagem da população...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconomia
  • Macroeconômia
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!