Macroeconomia Resumo

Páginas: 9 (2123 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Fatores de Produção:
Terra: Recursos naturais, matérias primas e insumos além de solo utilizado para atividades agrícolas e agropecuárias.
Capital: Conjunto de bens utilizados no processo produtivo. Maquina equipamentos, bens intermediários, dinheiro para investimento na produção.
Trabalho: Todo tipo de mão de obra. A formação de capital humano e estimulando a produtividade.
Principaisagregados econômicos:
PIB: é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado, e seu objetivo é mensurar a atividade econômica de uma economia.
PNB: A soma, em valores monetários de tudo que é produzido por “nativos”, independente do território.
PIB Nominal: PIBnominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
PIB Real: PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação.
Deflator do PIB: O deflator do PIB é um índice de preços que recolhe a variação que se há produzido no nível dos preços de um país durante um período determinado.
Despesa Nacional: Asoma dos gastos dos agentes econômicos com a aquisição de bens e serviços.
Renda Nacional: A soma dos rendimentos/remunerações recebidas pelos proprietários de recursos produtivos na obtenção de bens e serviços, num determinado período. A RN compõe-se de salários, lucros, juros, alugueis e arrendamentos.
Renda Pessoal: somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores deprodução como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade produtiva. Ex: salário, aluguéis, juros, lucros.
Renda Pessoal Disponível: Parcela da Renda Pessoal destinada ao consumo ou poupança.
Fatores de estimulo e desestimulo á D.A:
1) Carga Tributária:
Dedução da carga tributária: A redução permite o aumento da renda disponível dos agentes econômicos, com maior disponibilidade devenda, os agentes poderão aumentar o consumo ou a poupança.
4) Comportamento da moeda local em relação a moeda estrangeira:
- Desvalorização da moeda local: Tende a estimular as exportações e desestimula a importação, com impacto positivo na D.A.
- Valorização da Moeda Local: Tende a estimular as importações e a desestimular as exportações.
5) Mudanças no ambiente econômico e político:
-Otimismo/confiança dos agentes econômicos em razão de ambiente político e econômico estável: Pode estimular, por exemplo, o Consumo e Investimento, pois os agentes se sentem mais seguros para comprar e investir. Ex: redução da taxa de juros e da carga tributaria, alem de estabilidade política.
- Pessimismo/Desconfiança: Podem provocar contraaçao da D.A, por temor de cenário econômico desagradável. Poroutro lado, problemas podem aumentar custo de produção de alimentos, por ex, e desestimular oferta.
Instrumentos de Política Monetária:
- Operaçao de Mercado Aberto (Open Market): Consistem na compra e venda, pelo BC de títulos do governo.
a) Quando o BC quer restringir a oferta de moeda: O BC fará a venda de títulos públicos, captando dinheiro e, com isso, reduzindo o volume de dinheiro q está,nas mãos dos bancos, um dos principais componentes do mercado de títulos. Com esse enxugamento de liquidez os banco, com menor recursos financeiros para emprestar e transacionar, tenderão a aumentar suas taxas de juros, encarecendo credito e financiamentos. Dessa forma, haverá desestimulo ao consumo, principalmente de duráveis, e também de investimentos, os quais grande parte, dependem definanciamentos. Por outro lado, tanto consumidores quanto ofertantes tenderão a migrar seus recursos financeiros para aplicações financeiras, não produtivas. Portanto a tendência é que a demanda agregada seja impactada negativamente. Pode gerar queda na inflação.
b) Quando o BC quer aumentar a oferta de moeda: O BC fará a compra de títulos públicos, injetando mais dinheiro principalmente nos bancos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Macroeconomia
  • RESUMO MACROECONOMIA
  • Resumo- Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo de macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!