macrobiotica APS

Páginas: 13 (3103 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E SAÚDE









ATIVIDADES PRÁTICAS E SUPERVISIONADAS: DIETA MACROBIÓTICA






INSTITUTO DE CIÊNCIAS E SAÚDE















SUMÁRIO

Introdução 04
História da Macrobiótica 05
Pirâmide Macrobiótica 06
Alimentação Macrobiótica Zen 07
Alimentação Macrobiótica Padrão 08
Alimentação Macrobiótica Infantil10
Prós e Contras da Alimentação Macrobiótica 11
Conclusão 13
Referências 14










INTRODUÇÃO
ALIMENTAÇÃO MACRÓBIOTICA
A culinária macrobiótica é uma arte única que satisfaz os sentidos e proporciona uma vida mais harmoniosa. Não se trata de um regime alimentar rígido, mas sim de uma abordagem flexível e sensata, que tem em conta o clima, a idade, acondição de saúde, os estilos e objetivos de vida de cada pessoa.
Baseada em princípios e tradições milenares, esta culinária inclui produtos simples e deliciosos, tais como cereais integrais, vegetais, algas, leguminosas e seus derivados. Como alimentos complementares, integra as frutas da época, produtos animais (especialmente peixe e de forma opcional), oleaginosas, sementes e uma variedade deóleos, temperos e condimentos.
A culinária macrobiótica adquire cada vez mais sentido nas sociedades contemporâneas, contrabalançando os efeitos da poluição, do fast e junk food, bem como de uma vida sedentária. A crescente ocorrência de doenças degenerativas e de múltiplos problemas de saúde, causados por regimes alimentares agressivos, pode ser contornada quando se começa a criar todo umparadigma alimentar diferente, mais saudável, sustentável e ecológico, tanto para o ambiente como para o ser humano.
Para além das propriedades orgânicas dos alimentos, a culinária macrobiótica considera ainda a qualidade energética dos mesmos. Deste modo, é também um estudo dos princípios filosóficos orientais como Yin e Yang ou as Cinco Transformações, que têm aplicações muito concretas na elaboraçãoe confecção de menus, jogando com os sabores.





I - HISTÓRIA DA MACROBIÓTICA
1- EQUILIBRIO YIN E YANG
A palavra Macrobiótica foi utilizada por filósofos gregos como Hipócrates e na era moderna primeiro no século XVIII por Christoph Von Hufeland, professor de medicina alemão e médico pessoal de Goethe, que escreveu o livro "Macrobiótica, ou a Arte de prolongar a Vida", onde prescreveurecomendações muito semelhantes às da "macrobiótica moderna". Nos finais do séc. XIX um médico do exército japonês, Sagen Ishisuka, que se curou de uma doença de rins intratável pela medicina moderna adoptando um regime alimentar baseado em cereais integrais e vegetais, fundou a primeira organização macrobiótica e foi extremamente famoso no Japão nos finais do século XIX e início do século XX. ParaIshizuka todos os problemas de saúde e sociais tinham como origem uma má nutrição, particularmente um desequilíbrio entre sódio e potássio nos alimentos e, para ele, todos os problemas podiam ser corrigidos adotando uma prática alimentar de acordo com a constituição biológica humana, em especial a utilização de cereais integrais e vegetais como alimentos predominantes. O trabalho de Ishizuka foicontinuado e desenvolvido por George Ohsawa, escritor americano de ascendência nipónica, que acreditou ter sido a alimentação macrobiótica a responsável pela cura da tuberculose de que sofria. Nos anos 30 este escritor trouxe os seus ensinamentos para a Europa, em especial para a França e Bélgica. Ohsawa prescrevia segundo a condição individual, pois para ele praticar macrobiótica era comer deacordo com as necessidades em constante mutação de cada um.
Nascia assim uma nova era da nutrição, em estreita relação com a filosofia Zen. Chamaram-lhe dieta macrobiótica (do grego, macro = grande e bio = vida) por acreditarem que aqueles que a seguissem teriam uma longa vida sem doenças.

A dieta macrobiótica está assente num conceito da filosofia chinesa, segundo a qual existem na natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macrobiótica
  • Macrobiotica
  • Alimentação macrobiotica
  • Macrobiótica zen
  • Dieta macrobiótica
  • Dieta Macrobiotica
  • Ap
  • APS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!