Macro3 Complementar 1

1033 palavras 5 páginas
Título: Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda
Autor: John Maynard Keynes
Tipo de material: Material complementar

Brasileiros preferem o livre mercado
12 de abril de 2011 | 0h 00
Alexandre Barros - O Estado de S. Paulo

O portal da revista britânica The Economist (7/4) publicou os resultados surpreendentes de pesquisa a respeito do apoio dos brasileiros ao livre mercado: 67% o apoiam. O País está em segundo lugar, abaixo apenas da
Alemanha e razoavelmente acima dos EUA, a pátria mãe do capitalismo do século 20. O resultado contradiz boa parte do que anda pela mídia e a maioria ainda das declarações de autoridades governamentais.
Viva!
Visto tradicionalmente como o patinho feio do apoio ao livre mercado e cercado de declarações oficiais intervencionistas e a favor do Estado "indutor do desenvolvimento" e coisas que tais, 43% dos brasileiros surpreenderam ao concordar fortemente com a afirmação de que a economia de livre mercado é o melhor sistema econômico. Somados aos 24% que concordam em parte com a afirmação, o Brasil ficou bem acima de outros países considerados pelo senso comum (que é o menos comum de todos os sensos) fortes bastiões do livre mercado.
Qualquer pesquisa é um retrato que se tira de uma realidade. Bem feita, reflete a realidade. Prefiro acreditar que tenha sido o caso desta. Outra pesquisa, daqui a algum tempo, pode mostrar uma foto diferente. Mas vamo-nos ater um pouco à análise da realidade desta pesquisa.
A primeira coisa que chama a atenção é uma aparente dissonância cognitiva entre o que acham os brasileiros entrevistados pela pesquisa e boa parte das elites políticas e burocráticas brasileiras. Na sua maioria, elas descreem do apoio que o livre mercado tem por parte dos brasileiros. Muitos serão apanhados de surpresa. Fiquemos alerta, porque choverão contestações à pesquisa. Isso porque as crenças do Estado brasileiro e da maior parte dos governos (mesmo os mais liberais) sempre mantiveram a cantilena da conveniência e do desejo da

Relacionados

  • 1425666670072 2
    7539 palavras | 31 páginas
  • Metodologia de projeto de sistemas dinamicamente reconfiguráveis
    27939 palavras | 112 páginas