Macro

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Parte 2
1) Esta afirmação está correta e é uma boa crítica ao PIB, uma vez que é uma medida basicamente econômica e desconsidera não apenas a poluição do ar, sonora, visual entre outras, mas tambémnão leva em conta o conforto, o lazer e os maus causados à saúde em decorrência do uso de determinados produtos, como o cigarro. Para indicar a piora ou melhoria no bem-estar da população de um paíssão necessários outros indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este leva em conta diversos aspectos da vida social que são dispensados no cálculo do PIB, mostrando mais afundo areal condição da população.

2) Em anexo.
3) Consideram-se bens e serviços. No cálculo do PIB a preços de mercado consideram-se apenas os valores agregados, para evitar o problema da dupla contagem:quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. Por exemplo: na produção do automóvel, contabiliza-se o valor do automóvel, mas não o do aço usado na suaprodução, uma vez que este já está incluso no preço do produto final. Se fosse contabilizado também o preço do aço, estaria contando duas vezes (dupla contagem) e fazendo com que a medida do PIBperdesse ainda mais precisão.

4) A ótica do Dispêndio leva em conta as compras ou gastos de consumo das famílias; investimentos das empresas; gastos do governo e exportações líquidas. Sendo calculado daseguinte forma:
Demanda agregada = consumo das famílias + investimentos + gastos públicos + exportações líquidas.
Os fatores determinantes são:

I) Consumo privado -> de bens duráveis, bens deconsumo não duráveis, serviços. Depende da renda disponível (renda – impostos) e do nível de preços (inflação).
Quanto maior a renda, maior o consumo e quanto maior a taxa de inflação, menor o consumo,uma vez que o poder de compra do consumidor é corroído pelo aumento dos preços dos produtos.
II) Gasto público -> serviços à sociedade (defesa, saúde, educação) e na construção de estradas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macro
  • Macro
  • macro
  • Macro
  • macro
  • Macro
  • macro
  • Macro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!