MACRO E MICROCRIMINALIDADE. CRIMINALIDADE ORGANIZADA. A CRIMINALIDADE ORGANIZADA COMO CATEGORIA SOCIOLÓGICA.

1639 palavras 7 páginas
MACRO E MICROCRIMINALIDADE. CRIMINALIDADE ORGANIZADA. A CRIMINALIDADE ORGANIZADA COMO CATEGORIA SOCIOLÓGICA.

MARCELO SANTOS

RESUMO
Este estudo tem como objeto de pesquisa o crime organizado, sendo que hoje muito se discute sobre o fenômeno que vem crescendo cada dia mais dentro no Brasil, devido à grande dificuldade que os Estados brasileiros enfrentam para combatê-lo. Por muito tempo o “crime organizado” foi omitido pelo Estado, porém, a partir dos anos 90, esses comandos surgiram mostrando suas forças. Em um primeiro momento, tinham o objetivo de lutar contra os opressores que estavam dentro e fora dos presídios, o que significava desde a luta contra o Estado até mesmo aquela contra os detentos.

Palavras- Chave: crime, Organizado, tipificação, sociedade.

INTRODUÇÃO

A falta de tipificação prevista no ordenamento gerou ainda mais confusão quanto ao que vem a ser o “crime organizado”, pois, sem tipificá-lo, não se pode puni-lo.
Há grande dificuldade em se conceituar o chamado crime organizado ou as organizações criminosas, pois eles não existem enquanto tal; o que se vê hoje são pessoas que se organizam de forma consistente, estruturada e empresarialmente para cometer crimes, muitas vezes de forma violenta, os que abordaremos.

CRIME ORGANIZADO

Luiz Flavio Gomes (1997, p. 29), diz que:
Foi elaborada uma lei de combate ao crime organizado sem identifica-lo inteiramente, isto é, continuamos legislativamente sem saber o que devemos entender por crime organizado (stricto sensu), dentro da extensa realidade fenomenológica criminal.

Jorge Figueiredo Dias (2008, p. 14), conceitua criminalidade organizada como “um fenômeno social, econômico, político, cultural, fruto da sociedade contemporânea análoga ou relacionada a outros fenômenos, tais como o terrorismo, a criminalidade política e econômico-financeira”.
Essa criminalidade organizada não utiliza a violência como método principal de trabalho e sim a corrupção, que é mais silenciosa e garante a

Relacionados