Macro e micro

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. 
A Macroeconomia se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza comomeio de estudo os grandes agregados econômicos, tais como produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos.
O fluxo circular da renda expressa a relação entre os agentes econômicos emdois fluxos, um real e um monetário (ou nominal). No fluxo real ocorrem as transações reais, ou seja, as empresas produzem bem e serviços e as famílias trabalham para as empresas. No fluxo nominal asempresas remuneram as famílias com renda (em economia renda é o conjunto de salários, juros, lucros, aluguéis e royalties) e as famílias compram com sua renda os bens e serviços das empresas.Temos três óticas: do produto, da renda e do dispêndio.
a) Mercantilistas: Foram os primeiros economistas a estruturar algumas observações com sentido econômico. Sua preocupação com o poder de uma naçãolevou-os a pregar que a acumulação de metais preciosos era fundamental para o crescimento do país. Então, incentivaram a balança comercial positiva, a exploração de outras fronteiras e oestabelecimento de colônias, além de apoiarem a centralização do poder nas mãos dos monarcas.
b)  Fisiocratas: Suas ideias sobre crescimento estavam centradas na agricultura, pois na visão deste gruposomente a terra tinha a capacidade de multiplicar um produto, pois recebia uma semente e devolvia muitas outras na colheita.
c)  Economia Clássica: Estes partiram do laissez-faire e acrescentaram aideia de que este promoveria, por meio da mão invisível, o melhor bem-estar. Esta ideia é melhor entendida se observarmos que a racionalidade dos homens os levaria a buscar o melhor para si num mundoonde todos os homens agem, buscando o melhor para si, prevaleceria o melhor para todos. 
David Ricardo foi outro teórico da escola clássica que trouxe grandes contribuições à análise econômica. Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do macro ao micro
  • Micro e macro
  • macro e micro
  • micro e macro
  • micro e macro
  • macro e micro
  • Macro E Micro
  • micro e macro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!