macro e micro

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014



Vitória Ermelinda de Luca





Contabilidade Geral



Microeconomia e Macroeconomia


AMBIENTES DE NEGÓCIOS.


O Brasil tem um mercado com potencial enorme e um conjunto de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porem se vêem com leis e procedimentosd que não facilitam a operação das empresas. Os pontos fortes vem sendo barrados pelo ambiente de negócios ruim, conformeavaliação de Michael Klein, vice-presidente do Banco do mundial(Exame, São Paulo: n.855, 09 nov.2005, p.134).b

Os desafios do Brasil vêm divido em dois grandes grupos: 1) completar o ajuste macroeconômico (a divida pública e os juros são muito altos); 2) melhorar o ambiente de negócios por meio das reformas microeconômicas . Isto quer dizer que se vencer nas duas frentes, a reação será rápida eo País poderá crescer tanto quanto a China(id)

Em todo mundo a era das reformas macroeconômicas já passou a muito tempo. A inflação foi controlada e os governos passaram a gastar com mais responsabilidade(id).

Agora vem a batalha pela microeconomia para facilitar a vida de quem quer fazer negócios, com a redução da burocracia para abrir ou fechar empresas, pagar impostos, exportar, regrasque devem ser as mais fáceis possíveis para possibilitar o crescimento das empresas e para terem vida duradoura(id).

Esta melhoria do ambiente de negócios permite o surgimento de novas empresas e mais empregos; facilita o fechamento de indústrias com fraco desempenho ( com isto faz crescer a produtividade da economia); faz com que os informais transite para o formal e tem assim os seus direitosrespeitados, há proteção social e acesso a créditos e com isto a melhoria do ambiente de negócios ajuda a combater a pobreza(id).
Os investidores passam a ter uma melhor expectativa sobre o efeito as reformas microeconômicas; se elas forem interpretadas como sinal de mais avanços em outros campos os resultados serão muito positivos ao contrário se forem vistas somente como manobras publicitáriasdo governo (id.).

Não há duvidas sobre a importância das reformas no ambiente de negócios; não podem ser totalmente erradas mas podemos ver perfeitamente que todos os países ticos tem um ambiente muito melhor que os países pobres. Como podemos ver na America Latina o Chile, onde as reformas macro e micro fazem um enorme sucesso por combinarem entre si. Países Asiáticos que avançam nessasreformas(id.).

O grau de amadurecimento das instituições de um país é o principal impulsionador ou entrave para o seu desenvolvimento, preconizou Douglass North, Prêmio Nobel de Economia de 1993, autor da Nova Teoria Institucional. Instituições não são somente as regras do jogo, mas também a tradição em respeitá-las.

O Brasil situa-se n a119º posição, numa lista de 155 países, nas condiçõesoferecidas para o desenvolvimento de negócios, conforme “Fazendo negócios: criando empregos”(“Doing business”) realizado pelo Banco Mundial(“Primeira Leitura”, São Paulo: Primeira Leitura, n. 45, Nov.2055, p. 25).

No governo Lula o objetivo da política econômica era criar, num ambiente de estabilidade econômica, condições favoráveis ao aumento da eficiência econômica do setor produtivo, melhoria doacesso ao crédito e aumentar as taxas de investimento na economia brasileira e com isto superar os entraves á retomada do crescimento sustentável da renda “per capita” (“Reformas microeconômicas e crescimento de longo prazo”, Brasília: Ministério da Fazenda, dez. 2004, p. 17).

O milagre da economia brasileira tem vários componentes, disse Lula, apontando programas como o EmpréstimoConsignado, Luz para todos e Bolsa Família como alguns dos principais responsáveis pela força do País no enfrentamento da crise econômica mundial. Com mais dinheiro circulando, os brasileiros compram mais e a indústria vendem mais, apontou o presidente. http://marcelosouzarn.com.br/blog/equilibrio-entre-micro-e-macro-faz-a-forca-da-economia-brasileira-diz-lula/

A experiência brasileira não deixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do macro ao micro
  • Micro e macro
  • micro e macro
  • micro e macro
  • macro e micro
  • Macro E Micro
  • micro e macro
  • Do Macro ao Micro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!