Macro economia

Páginas: 11 (2711 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
03/03/2011
1. FLUXO MACROECONÔMICO
- O funcionamento básico do sistema econômico, combinando os fatores de produção (Capital – K, Recursos Naturais – RN e Trabalho – T), é indicado pelos fluxos nominal e real de bens de consumo e de bens capital.
- Por sua vez, conforme a origem, os produtos podem ser classificados em um dos 3 setores:
a) OS BENS DE OBTENÇÃO PRIMÁRIA, ou seja, aquelesproduzidos na agricultura, pecuária, extração vegetal e extração mineral – SETOR 1 ou primário
b) OS BENS SECUNDARIOS, provenientes do setor industrial e da construção civil – SETOR 2 ou secundário
c) OS SERVIÇOS ou BENS INVISÍVEIS ou INATINGÍVEIS – SETOR 3 ou terciário
- O aparelho produtivo produz 2 fluxos:
* O FLUXO MONETÁRIO (ou nominal) (Y) – é composto da soma de todas asremunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção (rendas pagas dentro do processo produtivo nas formas de lucros, salários e aluguéis).
* O FLUXO DE PRODUTOS (ou real) (P) – consta de todos os bens e serviços produzidos (PIB)
NOMINAL = Fluxo Monetário

REAL = lista de coisas que foramproduzidas em um período

- Tanto o fluxo nominal como o fluxo real se compõem de 2 partes. O fluxo real é composto por 2 tipos de produtos: alguns são consumidos pelos indivíduos; outros servem para a produção de novos bens.
- A produção total deve ser igual à produção de bens e serviços de consumo (BC) + a produção de bens e serviços de produção ou capital (BP). De tal forma que: P = BC + BP
-Por outro lado, o total de recursos pagos pela economia deve ser igual à soma da parte gasta no Consumo ( C ) + a parte não consumida ou Poupada ( S ). De tal forma que: Y = C + S
- Em períodos normais, a parte dos recursos poupados é dirigida integralmente para o setor produtivo na forma de investimentos ( I ). Graças a estes investimentos a produção será ampliada e haverá crescimento econômico,conforme demonstrado no esquema abaixo:

FATORES
S
E
T
O
R
E
S
I - K / T / RN
II- K / T / RN
III- K / T / RN
BC
P
Y
Fluxo Nominal
Fluxo Real
S
i
C
Y
BP

Mercados de bens de Consumo

Mercados de bens de Produção
Mercados Financeiros

04/03/2011
# INVESTIMENTO é o aumento da capacidade de produção da economia.
# POUPANÇA é o que sobra darenda após o consumo.

2. MACROECONOMIA
- É a parte da economia que estuda os agregados econômicos, tais como nível de produção, quantidade de trabalho formal, evolução dos níveis de preços, juros oficiais, etc.
- os equilíbrios macroeconômicos ocorrem no cruzamento das curvas de oferta e demanda agregadas.

3. OBJETIVOS MACROECONOMICOS DAS NAÇÕES
- Existem 4 objetivos macroeconômicosbásicos, que são:

a) PRODUTO AGREGADO MÁXIMO -> o objetivo primordial da atividade econômica é proporcionar um volume de bens e serviços finais para atender as necessidades e as aspirações da população. Em princípio, como o binômio: necessidades – aspirações, é definido como ilimitável, quanto maiores forem os níveis de produção corrente e maiores suas taxas de crescimento, maior poderá sera satisfação social.
b) EMPREGO -> outro objetivo macroeconômico relevante é trazer para os mais baixos níveis possíveis, as taxas de desemprego do fator trabalho. Conceitualmente, a taxa de desemprego é determinada pela distância relativa entre a força de trabalho empregada e os contingentes demográficos das faixas etárias aptas para o exercício da atividade produtiva.

# NÃO HÁ PRODUÇÃOSEM: TRABALHO + RECURSOS + CAPITAL

c) PREÇO -> o terceiro objetivo macroeconômico é manter os preços estáveis e, ainda, o equilíbrio estrutural entre os níveis relativos dos preços dos diferentes bens e serviços produzidos. Deve-se manter índices inflacionários baixos e estáveis.
d) TRANSAÇÕES EXTERNAS -> o quarto objetivo macroeconômico das nações relevante é o equilíbrio das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macro economia
  • Macro Economia
  • Macro economia
  • macro economia
  • macro economia
  • Macro e economia
  • macro economia
  • Macro economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!