macro economia

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 30 de junho de 2013

CONCLUSÃO
Indubitavelmente, constatamos a partir desse trabalho que a cultura é um fator que também determina nosso comportamento enquanto indivíduos e grupo social. Sua definição está atreladaa uma realidade social ou a fenômenos artísticos e culturais que interferem em nossas ideias e crenças acerca da cultura de outros ou a nossa própria (SANTOS, 1996).
A cultura também uma vertenteconsiderável das atividades econômicas cujos processos de produção, circulação e consumo de produtos são vinculados a cultura local. A exemplo disso, recorremos novamente ao Brasil que possui até mesmouma Lei de incentivo que estreita a relação entre cultura e negócios. Não podemos deixar de nos lembrar que o eixo cultura x economia é latente em muitos países como o Brasil que analisam esse eixopor meio de indicadores precisos (como por exemplo IDELCULT).
Apontamos, ainda, nesse trabalho o papel muitas vezes determinante da cultura ao se aceitar ou não um produto. A supervalorização dacultura nacional ou deslumbramento com a cultura externa justifica os movimentos de compra de produtos nacionais ou internacionais.
Considerando que a cultura da qual fazemos parte torna-se um vetor deescolhas e julgamentos, ela pode, também, limitar ou deturpar a concepção que temos das outras culturas e restringir as nossas relações sociais. Nesse ínterim, emerge o etnocentrismo.
Nessetrabalho, ponderamos e nos posicionamos a favor da definição de Rocha (1984) ao se referir ao etnocentrismo como algo que é muito mais do que apenas considerar a cultura do outro (alheia ao observador)como algo menor, sem valor, primitivo ou até mesmo errado. O etnocentrismo também resulta de elementos emocionais e afetivos. Conforme vimos nesse trabalho, a exemplo do fenômeno etnocentrista, atémesmo a vestimenta, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, pode ser algo de estranheza quando comparada à pouca vestimenta dos índios e as roupas típicas dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macro economia
  • Macro Economia
  • Macro economia
  • macro economia
  • Macro economia
  • Macro e economia
  • macro economia
  • Macro economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!